3.ª Reunião Anual do NEDRESP realiza-se nos dias 01 e 02 de abril na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo

“O internista pode e deve envolver-se cada vez mais nos cuidados de saúde respiratórios”

A 3.ª Reunião Anual do Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias (NEDRESP), da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), irá realizar-se nos dias 01 e 02 de abril na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo.

Subordinada ao tema “O Pulmão nas Doenças Sistémicas”, segundo o coordenador do NEDRESP, Pedro Leuschner, esta reunião pretende apoiar a divulgação científica e a formação do domínio respiratório para a comunidade da Medicina Interna. “É também essencial para a dinamização de um fórum sobre a saúde e as doenças respiratórias, em que a participação dos internistas e dos internos de Medicina Interna reflita devidamente o seu papel central nos cuidados aos doentes deste foro”, acrescenta.

Segundo o programa da 3.ª Reunião Anual do NEDRESP, o primeiro dia desta iniciativa será marcado pela realização de vários cursos.

No segundo dia serão debatidos os temas “Obesidade e doença pulmonar”, “Nova era no tratamento da Doença Pulmonar Intersticial Fibrosante Progressiva”, “Imunodeficiências”, “Doenças granulomatosas não infeciosas”, entre outros. No final do evento, serão anunciados os três finalistas dos trabalhos e, posteriormente, o vencedor.

Relativamente aos principais critérios na escolha dos temas que fazem parte do programa científico, Pedro Leuschner afirma que “o internista pode e deve envolver-se cada vez mais nos cuidados de saúde respiratórios”, apontando que “tal como com a medicação, cuidados de saúde coexistentes podem competir entre si, se não forem devidamente coordenados. O caminho para a desfragmentação dos cuidados de saúde passa por aproximar as especialidades, mas também por reforçar a competência das especialidades generalistas, reduzindo a sua dependência das subespecialidades.”

Para o coordenador do núcleo de estudos “ao colocar o foco no envolvimento pulmonar por doenças sistémicas, pretende-se fazer sobressair a interdependência entre o sistema respiratório e os demais. Pretende-se também sensibilizar os internistas para o reconhecimento precoce da expressão pulmonar das doenças e para as inovações terapêuticas existentes.”

Pedro Leuschner convida todos a participarem na reunião, tanto pela pertinência dos temas abordados nos cursos de formação e nas mesas de discussão, como pela promoção de um ambiente favorável ao debate e à partilha de experiências.

Ainda devido à atual situação pandémica, a reunião será realizada em formato híbrido de forma a possibilitar e garantir a segurança dos participantes.

Para mais informações, consulte aqui: https://www.spmi.pt/3a-reuniao-anual-do-nedresp/

 

Fonte: 
Miligrama
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock