Workshop

“O doente no centro da imunoterapia” reúne especialistas para debater o tratamento no cancro no pulmão

A 3ª edição do Workshop “O doente no centro da imunoterapia”, dedicado ao tratamento no cancro do pulmão, vai decorrer no dia 12 de outubro. Este encontro, que se destina a profissionais de saúde, terá lugar na Sala Tejo do Altice Arena, em Lisboa, e vai reunir especialistas nacionais e internacionais para promover a partilha de perspetivas e experiências sobre as abordagens terapêuticas do tratamento no cancro do pulmão.

Ao longo do dia vão decorrer sessões interativas, que terão como base a análise multidisciplinar de casos clínicos reais, cujo propósito é traduzir a mais recente evidência dos ensaios clínicos de imunoterapia para a prática clínica diária, explorando também os desafios e oportunidades desta inovação terapêutica.

Os quatro workshops promovidos abordam perspetivas de diferentes especialidades com incursões técnicas e de cariz científico, avaliando o valor da imunoterapia para o doente: “Tratamento no cancro do pulmão de células não pequenas. O quê, para quem e quando?”, “Tratamento do CPCNP em populações especiais: A evidência científica e a prática clinica”, “A gestão do doente com CPCNP”, “O valor da imunoterapia para o farmacêutico” e “O impacto da anatomia patológica nos outcomes terapêuticos.”

Programa

09:30 – 09:45 | Sessão de boas vindas
- Dra. Encarnação Teixeira (Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte)
- Dra. Marta Soares (IPOFG, Porto)
- Dr. Fernando Barata (Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra)
- Prof. Doutor Venceslau Pinto Hespanhol (Centro Hospitalar Universitário de São João)
09:45 – 10:45 | Combination therapies in NSCLC: From rational to clinical practice
- Prof. Doutor António Araújo (Centro Hospitalar Universitário do Porto)
- Dr. Jesus Corral (Clínica Universidad de Navarra, Madrid, Spain)
10:45 – 12:15 | Workshop 1, 2, 3, 4
12:15 – 13:30 | Almoço
13:30 – 15:00 | Workshop 1, 2, 3, 4
15:00 – 15:30 | Sessão especial
15:30 | Encerramento

O Comité Científico do evento é composto por conceituados especialistas - Dra. Encarnação Teixeira (Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte), Dr. Fernando Barata (Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra) e Professor Doutor Venceslau Pinto Hespanhol (Centro Hospitalar Universitário de São João). Este workshop tem o patrocínio cientifico do Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão, da Sociedade Portuguesa de Anatomia Patológica e da Associação Portuguesa de farmacêuticos hospitalares.

Fonte: 
BM
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock