“Guia de Alimentação na Pessoa com Cancro”

Nutricionista explica a importância da alimentação no tratamento do doente oncológico

No dia 4 de fevereiro assinalou-se o Dia Mundial do Cancro e importa sempre relembrar o importante papel da alimentação ao longo de toda a jornada do doente, particularmente durante o tratamento da doença. Elsa Madureira, nutricionista no Centro Hospitalar e Universitário de São João, explica que “quando uma pessoa já diagnosticada com cancro é avaliada por um profissional da nutrição são consideradas várias variáveis, pois dependendo do tipo, localização e estadio da doença, os doentes com cancro têm elevado risco de malnutrição e são muito suscetíveis a mitos e desinformação no que respeita à alimentação. Por isso, durante todo o processo de tratamento da doença, doentes e cuidadores devem ser orientados sob o ponto de vista nutricional”.

Dada a importância que um bom estado nutricional tem no aumento da tolerância aos tratamentos oncológicos, uma equipa multidisciplinar de profissionais de saúde que cuidam diariamente de pessoas com cancro, nomeadamente uma Oncologista, uma Enfermeira e duas Nutricionistas, decidiram preparar um “Guia de Alimentação na Pessoa com Cancro”. Trata-se de uma ferramenta escrita de forma acessível e organizada de uma forma prática e intuitiva para que doentes e familiares/cuidadores possam esclarecer as suas dúvidas relativas à alimentação e gestão de sintomas durante e após os tratamentos.

Para além de Elsa Madureira, são também autores deste manual Andreia Capela, Presidente da AICSO e Médica Oncologista no Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho; Luciana Teixeira, Nutricionista no Centro Hospitalar e Universitário de São João e Sara Parreira, Enfermeira Coordenadora na CUF Oncologia.

Este Guia foi desenvolvido pela Associação de Investigação de Cuidados de Suporte em Oncologia (AICSO) com o apoio da Danone Nutricia e da Liga Portuguesa contra o Cancro. A completar este Guia há um pequeno livro de receitas apelativas, preparadas com Suplementos Nutricionais Orais, como forma alternativa de os tomar, quando estes são recomendados. Este Guia está disponível para consulta ou download (gratuito) no site da AICSO.

Clique na imagem para aceder ao Guia

Fonte: 
Ipsis
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Freepik