Manuais de apoio

Núcleo de Estudos de Ecografia cria manual e recomendações sobre ultrassonografia pulmonar

O Núcleo de Estudo de Ecografia (NEEco) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), face à atual situação epidemiológica que vivemos, desenvolveu dois documentos para apoiar a utilização da Ultrassonografia Pulmonar por parte dos profissionais de saúde nos hospitais.

O primeiro documento, são recomendações para o uso de Ultrassonografia Pulmonar na abordagem inicial ao doente com suspeita de infeção por SARS-COV-2. As recomendações apresentadas foram elaboradas após uma extensa revisão da bibliografia atual disponível e sujeitas a revisão e discussão no seio do Núcleo de Estudos de Ecografia.

O segundo documento, o Manual de Utilização de Ultrassonografia Pulmonar à Cabeceira do Doente (POCUS) no Pulmão visa auxiliar a utilização deste meio de diagnóstico tão importante nos dias de hoje.

“Esperamos que estes documentos, que podem ser alterados a qualquer momento com atualização de conteúdos, sejam úteis para todos os colegas numa fase tão complexa como a que estamos a viver devido ao SARS-COV-2”, afirma José Mariz, Coordenador do NEEco.

 Os dois documentos estão disponíveis em: https://www.spmi.pt/manuais-e-recomendacoes-neeco/

 

 

Fonte: 
Miligrama
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.