Inauguração está prevista para o último trimestre de 2023

Novo Hospital Privado do Alentejo nasce em Beja com investimento de 26 milhões e 250 novos postos de trabalho

Com o objetivo de reforçar a oferta de cuidados de saúde hospitalares diferenciados, vai nascer o Hospital Privado do Alentejo, em Beja, resultado de uma parceria estratégica entre a Empírica, SGPS, SA e uma das mais conceituadas empresas do setor, a Siemens Healthineers.

A resposta aos novos desafios da saúde, com uma forte aposta na digitalização, está entre as prioridades da estratégia de crescimento. O Hospital Privado do Alentejo pretende tornar-se uma unidade de saúde privada de excelência e tem a ambição de ser um prestador privado de referência em áreas como a cardiologia e a oncologia.

A Siemens Healthineers está presente neste projeto como parceiro estratégico da Empírica, SGPS, SA em duas vertentes essenciais, seja através da disponibilização de soluções e tecnologia médica avançadas, seja também, e principalmente, no apoio à digitalização e otimização da experiência do paciente.

“Uma vez que os nossos hospitais serão os primeiros concebidos numa era pós-COVID a serem implementados em Portugal, incorporam os aspetos essenciais de uma nova realidade assistencial e da procura de cuidados de saúde, incluindo a deslocação sempre que possível da prestação de cuidados para perto do doente. Por exemplo, doentes com patologias cardíacas serão acompanhados 24h por dia, no conforto do seu lar, junto das suas famílias ou dos seus cuidadores. Queremos igualmente assegurar a criação de um ambiente altamente tecnológico e digital, capaz de garantir a integração de toda a informação clínica através da interoperabilidade entre todos os sistemas de informação departamentais, de forma a poder prestar uma medicina personalizada com um grande foco nos resultados clínicos e no valor criado em saúde. Os residentes em Beja e no Baixo Alentejo têm as mesmas necessidades dos de Lisboa ou do Porto e nós estaremos cá para os servir”, afirma o CEO da Empírica SGPS, SA, Francisco Miranda Duarte.

A parceria a 15 anos com a Siemens Healthineers vai para além do fornecimento de soluções tecnológicas de ponta, já que vai contribuir para a melhoria da experiência dos doentes e do staff, neste último caso através por exemplo da disponibilização à equipa de formação avançada e da partilha de melhores práticas com instituições de referência internacionais, nomeadamente através de fellowships que anualmente os profissionais do hospital poderão ter nessas instituições.

De acordo com o CEO da Siemens Healthineers Portugal, Ivan França, “o paradigma da prestação de cuidados de saúde está em transformação. Os cuidados e os pacientes não estão circunscritos às fronteiras físicas do hospital – cada vez mais o acompanhamento dos pacientes deve ser feito onde quer que eles estejam. E isto é possível através de plataformas digitais, tecnologias diferenciadoras e processos clínicos e operacionais otimizados, que têm o paciente como elemento central. Pensar a prestação de cuidados desta forma implica pensá-la a longo prazo e é isso que está na génese desta nova unidade de saúde que vem reforçar a oferta de cuidados na região.”

A inauguração do Hospital Privado do Alentejo está prevista para o último trimestre de 2023 e corresponde a um investimento de cerca de 26 milhões de euros. Entre as valências, vai contar com um centro de diagnóstico avançado e com tecnologia de última geração para as áreas de intervenção minimamente invasivas, podendo dar resposta a doentes agudos e crónicos.

O projeto contempla ainda uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) com 80 camas.

A apresentação pública da parceria será realizada hoje, em Beja, contando com a presença de Adalberto Campos Fernandes e do Presidente da CCDR Alentejo, António Ceia da Silva.

Fonte: 
BloomCast Consulting
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock