The New England Journal of Medicine

Novo estudo revela que duas doses de vacina Covid-19 são eficazes contra a variante Delta

Uma nova análise, publicada no The New England Journal of Medicine, encontrou "apenas diferenças modestas" na eficácia das vacinas Covid- 19 contra a variante Delta, em comparação com a variante Alpha, após a administração de duas doses. No entanto, os dados mostraram que uma dose de vacina forneceu uma proteção "notavelmente mais baixa" contra a estirpe Delta.

A análise incluiu 19.109 casos sequenciados de pessoas no Reino Unido que tinham Covid-19 sintomático causado pelas variantes Alpha ou Delta e que receberam pelo menos uma dose de Vaxzevria da AstraZeneca ou a Comirnaty da Pfizer/BioNTech. Os investigadores observaram que a variante Alpha foi detetada em 14.837 amostras e na variante Delta em 4272 amostras.

Os resultados mostraram que a eficácia de duas doses de Vaxzevria foi de 74,5% entre as pessoas com a variante Alpha e 67% entre as que têm a variante Delta. Entretanto, duas doses de Comirnaty demonstraram eficácia de 93,7% entre as pessoas com a variante Alpha e 88% entre as que têm a variante Delta. A pesquisa confirma dados anteriores, divulgados pela Public Health England, sugerindo que duas doses das vacinas ofereciam níveis de proteção semelhantes contra a Delta.

No entanto, o relatório da NEJM diz que a eficácia de uma dose de vacina foi de 30,7% entre as pessoas com a variante Delta, abaixo dos 48,7% nas que têm a variante Alpha. Especificamente, uma dose única de Vaxzevria teve uma eficácia de 30% contra a estirpe Delta, contra 48,7% na Alpha, enquanto os respetivos valores para Comirnaty foram de 35,6% e 47,5%.

"A nossa constatação de redução da eficácia após a primeira dose apoiaria os esforços para maximizar a absorção da vacina com duas doses entre grupos vulneráveis no contexto da circulação da variante Delta", concluíram os autores do estudo. As conclusões surgem pouco depois de resultados de um estudo laboratorial que sugeriu que a vacina Covid-19 de dose única da Johnson & Johnson é muito menos eficaz contra as variantes Delta e Lambda do que o vírus original.

Fonte: 
FirstWord Pharma
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay