Escola de Saúde Pública da Universidade de Maryland

Novo estudo diz que coronavírus está a evoluir para se propagar melhor pelo ar

Os resultados de um novo estudo liderado pela Escola de Saúde Pública da Universidade do Maryland mostram que as pessoas infetadas com o coronavírus exalam o vírus através do hálito, sendo que as pessoas infetadas com a variante Alpha (a estirpe dominante em circulação no momento em que este estudo foi conduzido) colocaram entre 43 a 100 vezes mais vírus no ar do que as pessoas infetadas com as estirpes originais do coronavírus.

Os investigadores também descobriram as máscaras cirúrgicas reduziram para cerca de metade a quantidade de vírus que entra no ar em torno de pessoas infetadas.

"O nosso mais recente estudo fornece mais evidências da importância da transmissão aérea", disse Don Milton, professor de saúde ambiental citado pelo El Mundo.  “Sabemos que a variante Delta que circula agora é ainda mais contagiosa do que a variante Alpha. A nossa pesquisa indica que as variantes continuam a melhorar nas suas viagens aéreas, por isso precisamos de fornecer uma melhor ventilação e usar máscaras apertadas, além da vacinação, para ajudar a parar a propagação do vírus."

A quantidade de vírus presente no ar a partir de infeções da variante Alpha mostrou ser superior – até 18 vezes mais — às encontradas em cotonetes nasais e saliva.

Segundo um dos autores do estudo, Jianyu Lai, “o vírus do nariz e da boca pode ser transmitido pulverizando gotículas grandes perto de uma pessoa infetada. Mas o nosso estudo mostra que a quantidade de vírus nos aerossóis expirados é muito maior”, sendo, portanto, mais contagioso.

Estes aumentos significativos no vírus no ar ocorreram antes da chegada da variante Delta e indicam que o vírus está evoluindo para viajar melhor através do ar.

 

Fonte: 
El Mundo
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay