Projeto de promoção e educação para a saúde pública

Nova Plataforma de capacitação para farmacêuticos promove literacia em saúde na comunidade

A Secção do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos lançou uma plataforma de capacitação que permite, a todos os farmacêuticos, o acesso online e exclusivo a cursos e materiais sobre saúde, de forma totalmente gratuita. O projeto Geração Saudável Sénior pretende incentivar e capacitar os farmacêuticos, de norte a sul do país, a promover uma maior literacia junto da sociedade civil, através da dinamização de sessões de informação sobre temas de saúde.

Inserida no âmbito do Projeto Geração Saudável, um projeto de promoção e educação para a saúde pública que tem como objetivo estimular a adoção de estilos de vida saudáveis, alertar para a ocorrência de possíveis patologias e dar a conhecer a importância da prevenção em saúde, a iniciativa conta com parceiros como a Novo Nordisk na temática da diabetes, o Centro de Ciência Viva, a Associação Nacional das Farmácias (ANF), a Associação de Farmácias de Portugal (AFP), a Associação Portuguesa de Analistas Clínicos (APAC), o Colégio de Especialidade de Farmácia Comunitária da Ordem dos Farmacêuticos e a AstraZeneca na temática das doenças cardiovasculares.

“O aumento de literacia em Saúde e a promoção da consciencialização dos cidadãos para a tomada de decisões em saúde mais informadas, são um desafio de saúde pública em Portugal. Os farmacêuticos estão à altura deste desafio que pretende, para além, da valorização da profissão, reforçar o seu papel como agentes da saúde próximos da população. Assim, a Secção do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos, alinhada com os objetivos do Plano Nacional de Saúde, disponibiliza esta plataforma de capacitação do farmacêutico com o intuito de potenciar a literacia em saúde da sociedade civil”, explica Luís Lourenço, Presidente da Direção da Secção do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos

Na plataforma Geração Saudável Sénior, que conta atualmente com cerca de 100 utilizadores, todos os farmacêuticos têm disponíveis gratuitamente cursos sobre a diabetes e sobre o Uso Seguro e Responsável do Medicamento. No futuro vão ser lançados cursos relacionados com temáticas como doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, doenças endócrinas e saúde mental. O acesso aos cursos, bem como a todos os materiais desenvolvidos, apenas é possível através do registo na plataforma.

 

 

 

 

Fonte: 
Hill+Knowlton Strategies Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Geração Saudável Sénior