NMS Nutrition Graduation

NOVA Medical School organiza conferência sobre os desafios e as oportunidades no futuro da saúde

Pelo segundo ano a NOVA Medical School promove evento convidando parceiros chave do ecossistema da saúde para apresentar os seus finalistas da Licenciatura em Ciências da Nutrição. Este modelo pretende apresentar os finalistas ao mercado de trabalho, com Pitch de impacto.

Os licenciados da NOVA Medical School, além das competências técnicas e científicas para serem nutricionistas, trabalham, durante os 4 anos de formação, o desenvolvimento de competências humanas essenciais ao real enquadramento que é necessário numa nova visão em saúde.

Apresentaram-se Pitch de impacto no Serviço Nacional de Saúde, com problemas como a relevância da intervenção de um nutricionista no pré-cirúrgico, com uma história real em que a falta do cuidado nutricional ditou a morte do paciente. Apresentaram ainda soluções ao nível comunitário e de saúde pública assim como na indústria alimentar. Estes finalistas revelaram uma sólida formação e preparação para relação de confiança com as entidades empregadoras.

Para a abertura do evento, que decorreu no passado dia 26 de junho, na sede da NMS, tivemos o debate “NOVA era da saúde: desafios e oportunidades”. Neste debate foi analisada e discutida a importância das escolas médicas viradas para o futuro e a necessidade social de dar respostas mais humanizadas em que os cuidados nutricionais são um pilar muitas vezes esquecido, menorizado ou, por oposição, hiperbolizado em mitos e desinformação.

Contamos no debate com a participação de Laurinda Alves, Professora na Nova SBE​; Luís Pisco, Médico de Família e Presidente do Conselho Diretivo da ARSLVT; ​e Pedro Pita Barros, Professor da Universidade NOVA de Lisboa. A conversa foi moderada por Luís de Sousa, apresentador do programa de televisão “Histórias Clínicas” e formador certificado em comunicação e liderança empresarial.

O grupo vencedor do Prémio Melhor Pitch recebeu como prémio a inscrição em dois Webinar e no Simpósio da Sociedade Portuguesa de Nutrição Clínica e Metabolismo, e o Prémio de Melhor Aluno 2019-2023, foi entregue à aluna Inês Neto Moreira, o qual consiste num estágio à Ordem dos Nutricionistas no Hospital CUF.

A licenciatura em Ciências da Nutrição da NOVA Medical School conta com um conjunto de professores e investigadores com reconhecimento nacional e internacional. É um curso que está focado no desenvolvimento do ensino articulado com instituições parceiras que permitem a realização de aulas práticas em ambiente real de trabalho, como, por exemplo, hospitais públicos e privados com a prática de Nutrição Clínica. Ao longo dos quatro anos de formação, os alunos passam por estágios clínicos e de investigação, também, fora do país.

Ao ser um curso lecionado numa escola médica, em que a articulação e a interdisciplinaridade fazem parte da metodologia de ensino desenvolvida, a licenciatura em Ciências da Nutrição da NOVA Medical School prepara de uma forma muito estruturada todos os seus alunos, dando-lhes, ainda, uma forte componente de investigação que, cada vez mais, é valorizada no mercado do trabalho.

Fonte: 
NOVA Medical School
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
NOVA Medical School