Campanha

Neuropatia Diabética pode atingir metade dos doentes com diabetes

A Neuropatia é uma das complicações da Diabetes. O aumento da glicose no sangue (hiperglicemia) é uma das causas mais importantes desta complicação. Para alertar para a importância do diagnóstico precoce a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa promove campanha de sensibilização que inclui rastreios gratuitos.

A Neuropatia diabética manifesta-se através de sintomas como dormência ou sensação de queimadura nos membros inferiores, formigueiro, picadas, choques, agulhadas nas pernas e pés, desconforto ou dor e perda da sensibilidade táctil, entre outras. No entanto, os sintomas da Neuropatia são ainda muitas vezes ignorados, subvalorizados ou não detetados por médicos e doentes.

«É fundamental que as pessoas, em especial os grupos de risco, reconheçam os sintomas e procurem identificá-los junto do seu médico, de modo a travar ou controlar a doença», alerta Jorge Brandão, médico de medicina geral e familiar e Vice-presidente da APMGF.

As campanhas de Sensibilização e Rastreio permitem alertar a população e os médicos assistentes para a importância do diagnóstico precoce

No mês em que se assinala o Dia Mundial da Diabetes (14 de novembro), o Núcleo Saúde Mais Próxima, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), com o apoio científico da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), promove ações de sensibilização e rastreio gratuitas, em dez bairros municipais e históricos da cidade de Lisboa.

De 11 a 22 de novembro, os enfermeiros do Núcleo Saúde Mais Próxima estarão, das 9h15 às 17h45, numa ação que tem como objetivo o despiste precoce de sinais e sintomas sugestivos da Neuropatia. Será realizada a avaliação do pé e de outros parâmetros, tais como glicemia, pressão arterial e índice de massa corporal (IMC).

Nesta ação de sensibilização, e atendendo às especificidades da neuropatia, Guida Amorim, Diretora do Núcleo Saúde Mais Próxima, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, esclarece que «sempre que se verifique a necessidade de observação e avaliação médica, a pessoa rastreada é encaminhada para o seu médico assistente, com um parecer realizado pelos profissionais de saúde.» Acrescenta, ainda, que «esta será a segunda fase da iniciativa. A primeira decorreu durante o passado mês de julho, com 226 consultas/rastreios registados, verificando-se que 23% das pessoas rastreadas tinham Diabetes e que existia ainda um elevado desconhecimento em relação à neuropatia.»

 

 

Fonte: 
Multicom
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay