Neurocientista Rui Costa nomeado administrador da Fundação Champalimaud

O cientista mantém uma ligação forte e duradoura com a Fundação Champalimaud, tendo sido Investigador Principal e, depois, diretor do Champalimaud Research, antes de iniciar um percurso notável nos Estados Unidos.
Com uma carreira dedicada à investigação em neurociências e uma sólida experiência em liderança científica, Rui Costa reforçará a missão da Fundação de promover investigação de excelência, inovação clínica e impacto social nas áreas do cancro e das neurociências.
“A visão estratégica e o percurso notável do Professor Rui Costa são contributos muito valiosos para o desenvolvimento do projeto da Fundação Champalimaud, reforçando a nossa capacidade de gerar conhecimento científico e transformá-lo em benefícios concretos para os doentes e para a sociedade. É também uma aposta no futuro e na perenidade da nossa visão e ambição”, refere Leonor Beleza, presidente do Conselho de Administração da Fundação Champalimaud.
“É com enorme honra e sentido de responsabilidade que abraço esta missão. A Fundação Champalimaud é um exemplo de ambição científica e compromisso com a inovação. Quero contribuir para potenciar a descoberta científica, a translação clínica e a formação das próximas gerações de cientistas e clínicos”, afirma Rui Costa.
Sobre Rui Costa Rui Costa, PhD, DVM, é neurocientista e presidente e diretor executivo do Allen Institute. O seu foco tem sido a compreensão dos mecanismos cerebrais subjacentes ao movimento e à aprendizagem. Após estudos de doutoramento na UCLA/Universidade do Porto e trabalho de pós-doutoramento na Universidade de Duke, tornou-se chefe de secção nos National Institutes of Health. Em 2009, tornou se investigador do Programa de Neurociência Champalimaud, atuando como vice diretor e, posteriormente, como co-diretor da Champalimaud Research, de 2014 a 2017. De 2017 a 2022 foi diretor executivo do Mortimer B. Zuckerman Mind Brain Behavior Institute na Columbia University, em Nova Iorque. Rui Costa recebeu várias distinções, tais como Comandante da Ordem de Sant'Iago da Espada, a Medalha Ariëns Kappers da Academia Real Holandesa de Artes e Ciências, e é membro eleito da Organização Europeia de Biologia Molecular e da Academia Nacional de Medicina.
