14º Simpósio da Fundação BIAL decorre entre 3 e 6 de abril

Neurocientista demonstra como o cérebro procura significado e propósito para a vida através da música

O dinamarquês Morten Kringelbach, professor de neurociência na Universidade de Oxford, no Reino Unido, e na Universidade de Aarhus, na Dinamarca, é um dos palestrantes convidados do 14º Simpósio “Aquém e Além do Cérebro”, promovido pela Fundação BIAL, que decorre de 3 a 6 de abril na Casa do Médico, no Porto.

O neurocientista, diretor do Centre for Eudaimonia and Human Flourishing e membro do conselho do Empathy Museum, abordará na sua intervenção, na manhã do dia 5 de abril, os progressos significativos na compreensão de como o cérebro orquestra a hedonia (prazer). Concretamente, apresentará estudos de neuroimagem do “cérebro improvisador” que demonstram não só como a música leva ao prazer, mas também à criação de significado e à prosperidade, sustentando ainda que ao longo de períodos mais extensos, estas experiências podem dar origem tanto ao florescimento como ao sofrimento, proporcionando significado e propósito para a vida.

Irá ainda discutir as evidências da modelação de dados de neuroimagem de todo o cérebro, incluindo a improvisação de jazz para orquestrar a eudaimonia (vida bem vivida), e propor estratégias futuras para explorar as questões profundas que ainda subsistem.

Kringelbach está interessado em compreender os mecanismos cerebrais do prazer nas suas diversas formas e fez contribuições importantes para a neurociência usando neuroimagem, estimulação cerebral profunda e modelação do cérebro como um todo. A sua investigação centra-se na engenharia inversa do cérebro humano.

No seu trabalho de investigação, identificou mecanismos cerebrais subjacentes ao sistema de recompensa e identificou uma rede de hotspots hedónicos essenciais para o ciclo fundamental de prazer de “querer”, “gostar” e aprender.

Fundou o “Centro de Música no Cérebro” na Universidade de Aarhus, focado em compreender a neurociência da música e, em particular, como é processada a música no cérebro e como isso pode informar a nossa compreensão dos princípios fundamentais por detrás do funcionamento do cérebro em geral.

"Aguardamos pela intervenção de Kringelbach, cientista famoso pelos seus estudos na neurociência da música, com elevada expectativa. Irá explicar de que forma a criatividade e o prazer se interligam na improvisação musical, nomeadamente no jazz”, sublinha Miguel Castelo-Branco, neurocientista e membro da comissão organizadora do Simpósio.

Já sobre o tema central do Simpósio, a criatividade, Miguel Castelo-Branco considera ser "um dos mais fascinantes. Talvez por ser a característica humana mais surpreendente: a capacidade de encontrar criativamente novas soluções para problemas, imaginar mundos e futuros possíveis, partilhar beleza, transcender-se e criar, como nos irá demonstrar Morten Kringelbach”.

Kringelbach recebeu o Prémio de Comunicação de Ciência 2006, foi distinguido pelo Ministério Dinamarquês de Ensino Superior e Ciência, publicou 13 livros e mais de 250 trabalhos científicos, capítulos e outros artigos.

 
Fonte: 
Fundação BIAL
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Foto cedida pela Fundação BIAL