Mitigar eventos adversos

NEForMI lança Curso de Qualidade e Segurança do Doente

O Núcleo de Estudos de Formação em Medicina Interna (NEForMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), vai realizar o Curso de Qualidade e Segurança do Doente, no dia 19 de fevereiro de 2022, em formato presencial, em Lisboa.

“Os formandos podem esperar uma aprendizagem global sobre os aspetos essenciais da qualidade e segurança do doente, algo que é verdadeiramente importante para a prestação de cuidados de saúde. Esta área do conhecimento tem sido omissa a nível da formação pré e pós-graduada”, avança Maria João Lobão, uma das responsáveis por ministrar a formação.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, um em cada dez doentes admitidos para tratamento em ambiente hospitalar sofrerá um evento adverso associado à prestação de cuidados de saúde.

“É muito importante que os médicos, nomeadamente de medicina interna, possam contribuir para a construção de ambientes seguros e para a prestação de cuidados de saúde de elevada qualidade nos hospitais onde trabalham”, frisa ainda a responsável.

Entre outros conhecimentos e ferramentas, os formandos vão ter a oportunidade de aprender a identificar, classificar e analisar as causas dos principais eventos adversos em saúde; conhecer os mecanismos subjacentes ao erro em saúde; identificar quem são as vítimas de um evento adverso em saúde e conhecer recursos disponíveis para gestão das mesmas; definir conceitos e conhecer as ferramentas básicas na área da gestão do risco e de compreender o conceito de Cultura de Segurança (Just culture/no blame culture) dos serviços e organizações de saúde.

“Os eventos adversos são incidentes que decorrem durante a prestação de cuidados de saúde e que se traduzem em dano para o doente. No extremo, poderão até ser causa de lesão permanente ou morte. A sua ocorrência é universal, constituindo um problema de saúde pública à escala mundial. A OMS colocou a Segurança Doente como uma prioridade na agenda da saúde. Em 2019, no decurso da Assembleia Mundial da Saúde, o dia 17 de Setembro foi inclusivamente declarado como o dia Mundial da Segurança do doente.”, destaca Maria João Lobão.

O curso destina-se a médicos Internos ou Especialistas de Medicina Interna, médicos de outras especialidades médicas, médicos do Ano Comum e todos profissionais de saúde interessados na área. Terá como formadores ainda Paulo Sousa, Sofia Guerra Paiva, Carlos Palos, Andreia Duarte e Isabel Pereira Lopes. Tem duração de oito horas, em regime presencial. Mais informações em: https://www.spmi.pt/curso-de-qualidade-e-seguranca-do-doente

Fonte: 
Miligrama
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Núcleo de Estudos de Formação em Medicina Interna (NEForMI)