Análise da atividade assistencial

Na última semana, INEM realizou transporte de mais de 2200 casos suspeitos de infeção por Covid-19

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) realizou, entre os dias 13 e 20 de setembro, 2.252 transportes de utentes suspeitos de infeção por SARS-CoV-2 e efetuou 265 colheitas de amostras biológicas para análise à Covid-19. Estes números refletem um aumento da assistência médica pré-hospitalar prestada pelo INEM no âmbito da pandemia de Covid-19.

O transporte de utentes com sinais e sintomas compatíveis com infeção por SARS-CoV-2 aumentou na última semana, tendo os meios do INEM realizado uma média diária de 281 transportes. A região que registou maior atividade foi a afeta à Delegação Regional do Sul (DRS), com 928 transportes efetuados. A Delegação Regional do Norte (DRN) registou 822 transportes, a Delegação Regional do Centro (DRC) 400 e a DRS-Algarve 102.

A definição de caso suspeito de Covid-19 é, de acordo com as normas em vigor¸ qualquer situação de falta de ar (dispneia) triada pelos Centros de Orientação de Doentes Urgentes. Todos estes transportes obrigam a que os operacionais dos meios de emergência pré-hospitalar adotem medidas especiais de precaução, nomeadamente o uso de Equipamento de Proteção Individual adequado e a correta desinfeção da ambulância após a realização do transporte do utente.

Entre os dias 13 e 20 de setembro, as equipas de recolha de amostras biológicas efetuaram 265 colheitas para análise. Estas equipas, constituídas por enfermeiros, deslocam-se aos locais a pedido das Autoridades de Saúde e realizam as colheitas de amostras biológicas para análise ao SARS-CoV-2. Todo este trabalho é coordenado pela Sala de Situação Nacional do INEM. A área da DRS foi a que registou uma maior atividade, com 127 colheitas efetuadas, seguida da DRN, com 113. As equipas da DRC do INEM realizaram 19 colheitas e as equipas da DRS-Algarve, uma colheita.

 

Fonte: 
INEM
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock