"É como ter um nutricionista no bolso"

MyNutriScan: a aplicação que o ajuda a escolher os produtos mais saudáveis no supermercado

Criada por 4 alumni do Técnico, a app permite, de uma forma rápida e simples, fazer a leitura e interpretação dos rótulos de produtos alimentares.

Cruzando as necessidades nutricionais de cada utilizador com a informação nutricional do produto alimentar, a MyNutriScan fornece um feedback personalizado. “A app ajuda os utilizadores a escolher produtos alimentares no supermercado mais apropriados aos seus objetivos e às suas necessidades, é como ter um nutricionista no bolso”, começa por salientar Nuno Calejo, antigo aluno do Técnico e um dos criadores da app.

Para tal, o utilizador apenas precisa de definir o seu plano – objetivos, restrições alimentares, etc.- e ao fazer scan do código de barras do produto recebe feedback personalizado sobre o produto. “Por exemplo, um utilizador alérgico ao trigo será alertado sobre a presença de trigo nos produtos, enquanto uma pessoa com hipertensão receberá avisos focados no teor de sal e gordura saturada. Para que isto seja possível foi desenvolvido um algoritmo nutricional inteligente que compara a informação nutricional do produto com os objetivos nutricionais definidos pelo utilizador”, explica o antigo aluno do Técnico.

Nuno Calejo é apenas uma das mentes por detrás deste projeto, e a que se juntam mais dois alumni e uma alumna: Nuno Ferreira, Pedro Medeiros e Rafaela Saraiva. A ideia que dá origem à MyNutriScan nasce no âmbito da hackathon da Fundação Calouste Gulbenkian, Hack for Good, onde foram desafiados a desenvolver soluções tecnológicas para problemas de cariz social. “A equipa já se conhecia através da JUNITEC [Júnior Empresas do Instituto Superior Técnico] e aceitou o desafio de desenvolver um projeto com a missão de apoiar os idosos a tomar decisões mais saudáveis na escolha de produtos alimentares no supermercado”, recorda Nuno Ferreira.

 

 

Fonte: 
Universidade de Lisboa
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
IST