Investigação

Mutações da variante Epsilon diminuem eficácia dos anticorpos e da vacina contra a Covid-19

Três mutações na proteína de pico da variante Epsilon do coronavírus, detetadas pela primeira vez na Califórnia, diminuem a potência neutralizante dos anticorpos induzidos por vacinas ou infeções anteriores da Covid-19, segundo um estudo da Escola de Medicina da Universidade de Washington.

De acordo com este trabalho de investigação, publicado na revista científica Science, as mutações dão a esta variante do coronavírus um meio para evitar completamente anticorpos monoclonais específicos e reduz a eficácia dos anticorpos de pessoas vacinadas.

Para melhor entender as características da variante Epsilon, os investigadores testaram a resistência plasmática de pessoas expostas ao vírus, bem como pessoas vacinadas. O poder neutralizador do plasma contra a variante Epsilon em questão foi reduzido entre 2 e 3,5 vezes.

Uma das três mutações na variante Epsilon afetou o domínio de ligação recetor na glicoproteína do pico. Esta mutação reduziu a atividade neutralizante de 14 dos 34 anticorpos neutralizantes específicos desse domínio, incluindo anticorpos na fase clínica.

As outras duas mutações da variante afetaram o domínio n-terminal da glicoproteína do pico. Os investigadores usaram espectrometria em massa e análise estrutural para descobrir que uma parte do domínio n-terminal do coronavírus foi remodelada por estas mutações.

 

 

Fonte: 
El Mundo
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay