Congresso virtual decorre a 22 e 23 de outubro

MSD promove discussão multidisciplinar de casos clínicos na área do HPV

Após a fase de submissão, onde foi possível reunir um total de 60 casos clínicos, o HPV Clinical Cases, organizado pela MSD Portugal, prepara-se para analisar e apresentar os Casos Clínicos com maior relevância no congresso virtual, que se realiza nos dias 22 e 23 de outubro. Os profissionais de saúde devem fazer o registo de participação no evento através da plataforma digital.

“Uma forma original e diferente de abordar o tema”, que “permite que as diferentes áreas e especialidades trabalhem de forma conjunta com foco na melhor opção para o doente”. É assim que o Comité Científico descreve o Congresso Virtual HPV Clinical Cases, uma iniciativa que pretende impulsionar novos conhecimentos na área da infeção por Papilomavírus Humano (HPV).

Com a moderação da jornalista Carla Jorge de Carvalho, o Congresso Virtual HPV Clinical Cases 2021 inicia os dois dias com a apresentação e discussão multidisciplinar dos Casos Clínicos que melhor corresponderam aos critérios de pertinência, originalidade, rigor científico, raciocínio clínico e impacto no conhecimento da comunidade médica e nos cuidados a prestar ao doente.

Sob o mote “HPV como um TODO!”, os profissionais de saúde terão ainda oportunidade de assistir à conferência “Efetividade da vacinação em mundo real”, liderada pela Luísa Villa, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Brasil, com a apresentação e discussão de dados reais da vacinação contra o HPV.

Já no segundo dia, o tema da conferência será dedicado aos “Hot Topics sobre a infeção por HPV”, nomeadamente no que diz respeito ao rastreio, diagnóstico, novos paradigmas, entre outros temas na voz das diferentes especialidades. Esta última conferência estará a cargo do Comité Científico, composto por Cândida Fernandes (dermatologia e venereologia), Daniel Pereira da Silva (ginecologia oncológica), José Maria Moutinho (ginecologia oncológica),  Luís Varandas (pediatria), Pedro Montalvão (otorrinolaringologia), Sandra Pires (gastrenterologia) e Teresa Fraga (ginecologia e obstetrícia).

No final do Congresso será entregue a menção honrosa para o Caso Clínico com maior relevância na área do HPV e todos os participantes receberão um certificado de participação.

O projeto HPV Clinical Cases 2021 conta já com o patrocínio científico / apoio de várias sociedades médicas: Associação Portuguesa de Urologia (APU), Sociedade Portuguesa de Doenças Infecciosas e Microbiologia Clínica (SPDIMC), Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG), Grupo de Estudos de Cancro da Cabeça e Pescoço (GECCP), Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV), Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SPORL) e Sociedade Portuguesa de Ginecologia (SPG), Sociedade de Infeciologia Pediátrica (SIP), Sociedade Portuguesa da Contracepção e Federação das Sociedades Portuguesas de Obstetrícia e Ginecologia (FSPOG).

Fonte: 
BCW Global
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.