BRICK - BReast Immune Checkpoint Inhibitors Knowledge Course

MSD Portugal lança 1ª edição de e-learning sobre Carcinoma da Mama Triplo Negativo

No próximo dia 10 de janeiro, começa a 1ª edição do e-learning BRICK - BReast Immune Checkpoint Inhibitors Knowledge Course, um curso online desenvolvido pela MSD Portugal. Dirigido a todos os médicos especialistas e internos de Oncologia Médica e de outras especialidades que se dedicam a Senologia, o BRICK tem como objetivo dotar os formandos de conhecimentos sobre o Carcinoma da Mama Triplo Negativo (TNBC) e a sua abordagem terapêutica, com especial destaque para o desenvolvimento clínico de Inibidores de Checkpoint Imunitário (ICI).

Os profissionais de saúde interessados podem conhecer a estrutura do e-learning em detalhe e inscrever-se através da plataforma da MSD.

Sob a coordenação de um comité científico de excelência, constituído pelas especialistas Dra. Noémia Afonso (CHVNGE), Dra. Ana Joaquim (CHVNGE) e Dra. Joana Ribeiro (Institut Gustave Roussy), o curso é composto por 4 módulos, cada um com a duração de 1 hora, e por 4 questionários opcionais. No fim da formação, os participantes que assistirem aos 4 módulos terão direito a um certificado de frequência. Por sua vez, os participantes que completarem adicionalmente os 4 testes opcionais, com mais de 80% das respostas corretas, terão direito a um certificado de participação.

No que diz respeito aos temas discutidos, os formandos terão a oportunidade de desenvolver os seus conhecimentos nas seguintes áreas:

Módulo 1 - TNBC - a(s) doença(s), com a Dra. Ana Joaquim (CHVNGE) e o Prof. Fernando Schmitt (IPATIMUP), dedicado à heterogeneidade do Carcinoma da Mama Triplo Negativo, a sua caracterização molecular, os seus biomarcadores e a sua relação com a clínica;

Módulo 2 - TNBC precoce - tratamento (neo)adjuvante, com a Dra. Ana Joaquim (CHVNGE) e o Dr. Carlos H. Barrios (H. São Lucas, Porto Alegre) e cujo enfoque será a abordagem ao tratamento de Carcinoma da Mama Triplo Negativo com intenção curativa;

Módulo 3 - TNBC avançado - algoritmo terapêutico, com a Dra. Sofia Braga (HFF) e o Dr. David W. Cescon (Princess Margaret Cancer Centre, Toronto), centrado na revisão da abordagem ao TNBC avançado, individualização da terapêutica e seguimento clínico;

Módulo 4 - TNBC e Inibidores de Checkpoint Imunitário - from bench to bedside, com a Dra. Mafalda Oliveira (Val d’Hebron Institute of Oncology) e o Dr. Arlindo Ferreira (Fundação Champalimaud), dedicado à translação entre investigação de mecanismos e fisiopatologia e desenvolvimento clínico de ICI, no contexto TNBC.

O Carcinoma da Mama Triplo Negativo é um tipo de cancro da mama agressivo, que corresponde a aproximadamente 10-15% dos casos de cancro da mama e que apresenta uma elevada taxa de recorrência durante os 5 anos após o diagnóstico. Tendo em consideração o impacto desta doença, a estrutura e o conteúdo programático do e-learning BRICK foram pensados para garantir a atualização e o aprofundamento do conhecimento dos profissionais de saúde nesta área, mais especificamente sobre a modificação da abordagem terapêutica desta patologia. 

As inscrições para o e-learning são exclusivas a profissionais de saúde e podem ser feitas aqui.

Fonte: 
BCW Global
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
MSD