“Cordão Humano Pela Saúde de Portugal”

Movimento chama a atenção para o estado da Saúde em Portugal

Movimento cívico nasce para alertar para o caos que se vive no SNS, marcando uma concentração para o próximo dia 7 de julho, junto à Assembleia da República.

“Perante o caos que se vive no SNS, perante o encerramento sistemático dos Serviços de Urgência de Norte a Sul do país, perante a falta de investimento, tanto em matéria de recursos humanos como em matéria de recursos físicos, entendemos que chegou o momento de mudar”, revela o movimento em comunicado.

Segundo os profissionais que integram este movimento cívico, “não é possível continuar a tolerar trabalhar sem condições de segurança. Não abdicamos de prestar cuidados de saúde de qualidade. Os diagnósticos estão feitos, os problemas estão identificados. É o momento de mostrar coragem, de trazer novos modelos de gestão, de eliminar as burocracias e os obstáculos que roubam tempo à tão preciosa relação médico-doente”.

“Queremos ser a voz de todos aqueles que não conseguem lutar, dos mais frágeis, dos idosos, das crianças, das grávidas e de todos aqueles que precisam de nós”, afirmam.

“Queremos ser a voz dos que sofrem, dos que esperam por consultas médicas, dos que esperam por cirurgias. Queremos ser a voz dos doentes com cancro que são deixados para trás. Queremos ser a voz de todos aqueles que não têm médico de família. Queremos ser a voz dos nossos colegas médicos, atualmente empurrados para o desprestigio de serem “os tarefeiros” da saúde”, continuam.

Deste modo, pretendem contar com a participação de todos aqueles que acham que esta realidade tem de mudar. “Este cordão humano pretende unir o país. Todos poderão participar, incluindo pelas redes sociais. Nesse dia vestiremos uma camisola esburacada, para representar o estado atual da saúde”, pode ler-se em comunicado.

“Acreditamos na mudança. Acreditamos num Sistema de Saúde mais forte, mais robusto, mais moderno e mais justo. Não ficaremos inertes a contemplar a degradação do SNS e de quem lá trabalha. Dizemos SIM ao nosso país e à missão de SERMOS MÉDICOS PARA SEMPRE”, sublinham Carla Araújo e Isabel Guimarães, médicas e promotoras do movimento.

 

 

 

Fonte: 
Miligrama
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Movimento “Cordão Humano Pela Saúde de Portugal”