OMS

As mortes causadas pela Covid-19 são três vezes mais do que as registadas

Dados da Organização Mundial da Saúde, mostram que o número de mortes provocadas pela Covid-19 é entre duas a três vezes maior do que aquelas que já foram registadas desde que os primeiros casos surgiram no final de 2019 na China.

Por ocasião da publicação do seu relatório anual sobre estatísticas globais da saúde, a OMS indicou que a Covid-19 causou pelo menos três milhões de mortes diretas e indiretas no ano passado, enquanto o número de mortes atribuídas ao vírus ascendeu a cerca de 1,8 milhões.

"Isto corresponde a um número total de mortos pelo menos 2 a 3 vezes maior" do que os números oficialmente apresentados, disse Samira Asma, diretora-geral adjunta responsável pelos dados da OMS, em conferência de imprensa.

A OMS não foi a primeira agência a salientar que o número de mortes por coronavírus é muito maior do que os registados. O Instituto de Métricas e Avaliação de Saúde (IHME) da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, liderada por Christopher Murray, apresentou uma análise global que duplica o número de mortes: as 3.209.109 mortes, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, seriam de aproximadamente 6,9 milhões.

Os números fornecidos pelo IHME incluem apenas as mortes diretamente causadas pelo vírus SARS-CoV-2, e não as mortes causadas por perturbações pandémicas nos sistemas de saúde. Deste modo, com base nestas estimativas o número de mortos na Índia e no México triplicaria, enquanto no Japão, estas subiriam das 10.000 mortes "oficiais" para 100.000, por exemplo.

De acordo com estimativas da OMS, o especialista estima que a pandemia tenha causado até agora "cerca de 6 a 8 milhões" de mortes diretas e indiretas. "A pandemia covid representa uma grande ameaça para a saúde e bem-estar das populações em todo o mundo", sublinhou, salientando que a OMS está a trabalhar com diferentes países para aprender sobre o "verdadeiro equilíbrio humano da pandemia para que possam estar mais bem preparados para a próxima urgência".

 

Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay