Vacinação Covid-19

Moderna recebe apoio da UE para uso de vacina Spikevax em adolescentes

A Agência Europeia de Medicamentos informou esta sexta-feira que o Comité de Medicamentos para Uso Humano (CHMP) recomendou o alargamento da autorização na UE para a vacina Covid-19 baseada no mRNA da Moderna, Spikevax, para incluir crianças entre os 12 e os 17 anos. A vacina de duas doses, também conhecida como mRNA-1273, foi autorizada a ser utilizada na UE para pessoas acima dos 18 anos em janeiro passado.

Segundo as informações avançadas pela EMA, os efeitos desta vacina estão a ser investigados num estudo em curso que envolveu 3732 adolescentes. Nenhum dos 2163 participantes que receberam a vacina contraiu a Covid-19, comparado com quatro casos entre as 1073 crianças que receberam placebo. A EMA disse que estes resultados até agora sugerem que a vacina produz uma resposta anticorpo contra a SARS-CoV-2 em adolescentes que é comparável ao que tem sido visto em jovens adultos dos 18 aos 25 anos. Observou que o perfil de segurança também é semelhante ao dos adultos, com efeitos secundários geralmente de curta duração e de natureza ligeira a moderada.

Em maio, a vacina da Pfizer/BioNTech tornou-se a primeira vacina Covid-19 a obter uma autorização para uso em adolescentes, quando os funcionários da UE alargaram a sua autorização para incluir crianças entre os 12 e os 15 anos. No Reino Unido, os reguladores também ilibaram a Comirnaty em crianças entre os 12 e os 15 anos, no entanto as autoridades sanitárias recusaram, até agora, recomendar a vacina para menores de 18 anos, a menos que tenham condições médicas que a justifiquem.

Entretanto, a Moderna apresentou recentemente um pedido de autorização de uso de emergência para permitir a entrega da sua vacina a adolescentes nos EUA, onde a FDA já deu luz verde à inoculação da Pfizer e da BioNTech para essa faixa etária.

No início deste mês, a EMA disse que a miocardite e a pericardite podem ocorrer em casos "muito raros" após a imunização com vacinas Covid-19 baseadas em mRNA, como Spikevax e Comirnaty, enquanto a FDA atualizou recentemente as fichas de ambos os produtos alertando sobre a possibilidade remota de inflamação cardíaca em adolescentes e jovens adultos.

Em comunicado, divulgado na passada sexta-feira, o CHMP refere que "devido ao número limitado de crianças e adolescentes incluídos no estudo [pediátrico da Moderna], o ensaio não poderia ter detetado novos efeitos secundários incomuns ou estimado o risco de efeitos secundários conhecidos, como miocardite e pericardite". A Moderna está também a testar a sua vacina em crianças entre os seis meses e os 11 anos.

Fonte: 
FirstWord Pharma
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay