Parceria

Moderna e IBM colaboram na gestão da distribuição de vacinas da Covid-19

A Moderna e a IBM anunciaram que irão explorar tecnologias, incluindo inteligência artificial, blockchain e cloud híbrida, que permitam uma gestão mais inteligente das vacinas da COVID-19. No centro deste esforço estará um projeto piloto de abordagens de distribuição de vacinas padronizadas, baseadas em tecnologia, para melhorar a visibilidade em toda a cadeia de valor e promover, assim, o rastreamento quase em tempo real dos lotes de vacinas.

O objetivo é identificar novas formas de utilização da tecnologia para ajudar a acelerar a partilha segura de informações entre governos, prestadores de cuidados de saúde e indivíduos. Desta forma, a Moderna e a IBM pretendem melhorar a confiança nas campanhas de vacinação, reduzindo assim a disseminação do vírus.

O trabalho inicial irá concentrar-se na exploração dos recursos da IBM nos EUA, incluindo:

Soluções de gestão de vacinas que fornecem rastreabilidade em toda a cadeia de distribuição para responder a potenciais interrupções que possam ocorrer. Estas soluções permitem que governos e prestadores de cuidados de saúde partilhem dados de forma rápida e segura sobre lotes individuais de vacinas à medida que estes circulam pela complexa cadeia de abastecimento, desde os locais de produção até aos pontos de administração de vacinas.

Passaporte digital de saúde, desenvolvido com base em tecnologia blockchain, é uma solução desenhada para ajudar os indivíduos a manter o controlo das suas informações pessoais de saúde e poderem partilhá-las de forma segura, verificável e confiável. As organizações podem usar a solução para verificar as credenciais de saúde dos seus funcionários, clientes e viajantes com base em critérios específicos, como resultados de testes, registos de vacinação e verificações de temperatura.

"A Moderna está comprometida em colaborar com uma aliança de parceiros de forma a aumentar a educação e a consciencialização da importância da vacinação para ajudar a derrotar a Covid-19." afirmou Michael Mullette, VP, Managing Director North America Commercial Operations da Moderna. "Esperamos trabalhar com a IBM para aplicar as inovações digitais na criação de conexões entre organizações, governos e indivíduos que permitam garantir a confiança nas vacinas da Covid-19.”

"Se alguma vez houve um momento para nos juntarmos em torno de tecnologias abertas e de colaboração, é agora", disse Jason Kelley, Managing Partner, Global Strategic Alliances Leader da IBM. "À medida que, por um lado, governos, farmacêuticas e prestadores de cuidados de saúde continuam a escalar e a conectar as suas ferramentas, e que, por outro lado, novas entidades entram na cadeia de distribuição, a tecnologia aberta pode ajudar a garantir mais transparência e a aumentar a confiança, ao mesmo tempo que ajuda a garantir acessibilidade e equidade em todo o processo."

O trabalho com a Moderna está alinhado com os esforços da IBM para ajudar a responder à pandemia da Covid-19, disponibilizando acesso ao seu portefólio de tecnologia. No início da pandemia, a IBM juntou-se ao Covid-19 High Performance Computing Consortium, uma parceria para fornecer recursos de supercomputação a investigadores para ajudar a acelerar a descoberta e o desenvolvimento de vacinas ou de terapêuticas de tratamento da Covid-19.

A IBM também ofereceu a sua solução IBM Clinical Development (ICD) a organizações que desenvolvem ensaios clínicos como parte dos seus esforços de suporte à comunidade médica para ajudar a lidar com a pandemia. A empresa recebeu interesse de vários hospitais, centros de I&D e instituições académicas.

Fonte: 
IBM
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay