Avaliar efeitos da exposição à vacina

Moderna dá início a ensaio clínico para testar vacina em mulheres grávidas

A Moderna vai começar a estudar a sua vacina COVID-19 em mulheres grávidas, de acordo com uma publicação no ClinicalTrials.gov. O ensaio tem como objetivo inscrever cerca de 1.000 mulheres com mais de 18 anos que serão estudadas durante um período de 21 meses.

O resumo do ensaio refere que o principal objetivo é "avaliar os resultados da gravidez em mulheres expostas à vacina Moderna COVID-19 (mRNA-1273) durante a gestação". O estudo vai medir o número de participantes que têm bebés com malformações congénitas graves e menores, com complicações ou quaisquer outros resultados sobre a gravidez e o número de participantes com resultados do bebé.

Estima-se que este estudo arranque a 22 de julho e termine a 9 de dezembro de 2023.

A Moderna já fez saber que as mulheres que foram expostas à vacina Moderna COVID-19 durante os 28 dias anteriores ao último período menstrual, ou em qualquer momento durante a gravidez, são elegíveis para participar desta análise

Atualmente, o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) afirma que as grávidas podem ser vacinadas contra a Covid-19, no entanto, não foram realizados ensaios clínicos que estudam as vacinas entre esta população quando a Food and Drug Administration (FDA) concedeu uma autorização de uso de emergência das vacinas.

Os dados atuais recolhidos dos sistemas de monitorização de segurança do CDC e da FDA "não identificaram quaisquer preocupações de segurança para as grávidas que foram vacinadas ou os seus bebés", mas as agências sublinham que as conclusões são preliminares.

 

Fonte: 
FOX Business
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay