Reunião de peritos

Ministra diz que “estamos a controlar a pandemia”, mas apela à manutenção das medidas de prevenção

Após reunião no Infarmed, que juntou por videoconferência especialistas, membros do Governo e o Presidente da República para a análise da situação epidemiológica do país, a ministra da Saúde, Marta Temido, revelou que “estamos com uma letalidade que é metade do que era há um ano. (…) e com um número inferior a cinco óbitos por um milhão de habitantes”.

Segundo a ministra, a redução da letalidade da Covid-19 em Portugal é o “o aspeto mais positivo de todos aqueles resultados que foram alcançados nesta longa luta”.

Relativamente à vacinação, Marta Temido realçou o cumprimento de objetivos mais imediatos, nomeadamente a vacinação de todas as pessoas com “mais de 60 anos na terceira semana” e a entrega antecipada de vacinas anteriormente contratadas à Pfizer/BioNTech anunciada pela Comissão Europeia.

A Ministra considera que “se mantém uma situação em que o país está a controlar a pandemia”, apesar de ter reiterado a necessidade de “continuar a compensar o aumento dos contactos e da transmissibilidade, porventura também pelas novas variantes, mantendo as regras básicas” de vigilância epidemiológica.

 

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay