Casos continuam a subir

Ministra da Saúde nomeou gabinete regional de intervenção

A Ministra da Saúde, Marta Temido, durante a conferência de imprensa de balanço da Covid-19 em Portugal, que se realizou no passado dia 10, a nomeação de um gabinete regional de intervenção em Lisboa e Vale do Tejo para suprir a Covid-19, naquela que é a região que continua a registar um elevado número de casos.

“Nomeei o gabinete regional de intervenção para a supressão da Covid-19 em Lisboa e Vale do Tejo, gabinete que é coordenado pelo doutor Rui Portugal, médico de saúde pública da equipa de saúde desta região, e que integrará todas as autoridades regionais e locais de saúde”, disse Marta Temido.

Assumindo que Lisboa e Vale do Tejo continua a merecer “o foco” do Governo por representar, de modo persistente, mais de dois terços do número diário de novos casos notificados em Portugal, a Ministra explicou que o gabinete tem por objetivo identificar precocemente os novos casos e cadeias de transmissão para acompanhar os surtos ativos e para, em cada momento, garantir a melhor informação para tomada de decisão.

Nos últimos 15 dias, a incidência por 100 mil habitantes mais elevada do país tem-se concentrado nos concelhos de Loures, Amadora, Odivelas, Sintra e Lisboa, reforçou.

Estes cinco concelhos da Área Metropolitana de Lisboa são os que merecem “maior preocupação”, disse a Ministra, revelando que 90% dos novos casos que se verificaram na terça-feira concentram-se nestes.

Contudo, Marta Temido garantiu que, em alguns destes concelhos, o surto começa a estar “mais controlado”, adiantando que Lisboa é o que revela menor incidência por 100 mil habitantes com 37,85.

 

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay