No próximo inverno

Ministério da Saúde já se está a preparar para uma nova vaga de Covid-19

Segundo avança o site oficial do Serviço Nacional de Saúde, o Ministério da Saúde já se está a preparar para uma eventual segunda vaga de Covid-19, a surgir no próximo inverno. Para tal esperam reforça os recursos humanos e técnicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e da Saúde Pública.

A garantia terá sido dada, hoje, pela Secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, na conferência de imprensa de atualização da situação epidemiológica.

A governante referiu que esse reforço será feito, nomeadamente, na medicina intensiva e a nível laboratorial. As medidas, assegurou a Secretária de Estado Adjunta e da saúde, “estão já previstas no Orçamento Suplementar e no Programa de Estabilização Económica e Social”.

Jamila Madeira garantiu ainda que está previsto um reforço ao nível da saúde pública para a “rastreabilidade e monitorização” e um aumento da capacidade laboratorial para que os resultados dos testes cheguem mais depressa. Por outro lado, garante “está a ser feito, igualmente, um reforço de reservas estratégicas de equipamentos de proteção individual e medicamentos, quer a nível centralizado, quer em cada unidade de saúde”.

“O Governo está a reforçar todas as dinâmicas instaladas no terreno e colocá-las-á ao dispor na próxima época outono/inverno”, assegurou a governante.

 

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay