Violência contra profissionais de saúde

Ministério da Saúde apresenta Plano para Prevenção da Violência no setor da Saúde

A Ministra da Saúde, Marta Temido, e o Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, apresentaram esta quinta-feira, dia 30 de janeiro, o Plano de Ação para a Prevenção da Violência no Setor da Saúde.

O evento contou, ainda, com a presença de representantes da Direção-Geral da Saúde e do INA-Direção Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas.

De acordo com o plano, a violência contra profissionais de Saúde vai passar a ser considerada um crime de prevenção e investigação prioritária através da próxima proposta de lei de política criminal.

Outra das medidas passa pela implementação de um serviço de atendimento no Centro de Contacto SNS24, para aconselhamento, orientação e apoio aos profissionais de saúde, a funcionar já em fevereiro.

As instituições do Ministério da Saúde estão ainda a colaborar na avaliação e diagnóstico das condições de segurança dos serviços, bem como a promover medidas de prevenção da violência, a par de apoio jurídico e psicossocial aos profissionais vítimas de agressão.

O Plano de Ação para a Prevenção da Violência no Setor da Saúde, que tem como objetivo promover ambientes organizacionais mais seguros, com base numa cultura de não-violência no setor, vai estar em consulta pública no mês de fevereiro.

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock