Maior Congresso Europeu de Digitalização da Saúde decorre em Lisboa de 7 a 9 de junho

Milhares de profissionais debatam a transformação digital da Saúde

O Health Cluster Portugal em colaboração com a SPMS (Serviços Partilhados do Ministério da Saúde) anunciam que a HIMSS (Health Information and Management Systems Society) escolheu Portugal para realizar a HIMSS23 European Health Conference and Exhibition, “Health that connects & Tech that cares”. O maior evento de digitalização da saúde, que debate a transformação digital e trará a Portugal os maiores decisores na área, decorrerá entre os dias 7 e 9 de junho no Centro de Congressos de Lisboa.

A digitalização da saúde tem assumido uma importância crescente e afigura-se essencial na prestação de cuidados. A saúde portuguesa tem sabido inovar nesta área posicionando Portugal nos mercados internacionais como uma referência tecnológica e de qualidade. A concretização da Conferência Europeia da HIMSS em 2023 no nosso país é mais um dos passos estratégicos dados por Portugal. O HCP e a SPMS têm-se assumido como parceiros estratégicos e ativos da HIMSS com o objetivo de potenciar a inovação portuguesa nesta área.

A marca Health Portugal marcará presença nesta conferência com um pavilhão dedicado, no qual entidades nacionais apresentarão, sob a égide da marca, o que de melhor Portugal está a fazer nas áreas da digitalização e dados em saúde.  Será um momento de exposição da oferta nacional a entidades nacionais e estrangeiras, que reforçará o posicionamento externo deste sector com consequente impacto nas exportações de produtos e serviços nacionais.

A SPMS, enquanto entidade responsável pelos sistemas de informação do Serviço Nacional de Saúde, pelo Centro Nacional de TeleSaúde e pela marca SNS 24, marcará presença nesta conferência com um stand, onde apresentará as melhores soluções digitais e sustentáveis que têm sido desenvolvidas em Portugal, quer para cidadãos, quer para profissionais de saúde.

Segundo o Presidente do Health Cluster Portugal, Guy Villax, o “Health Cluster Portugal identificou no seu Plano de Estratégico para 2030 a necessidade de trazer para Portugal um grande evento nas áreas da Digitalização, dos Dados e da Smart Health e, desde logo, apontou a HIMSS Europe como a primeira escolha. A captação de iniciativas como esta induz melhorias e acrescenta visibilidade à inovação em Saúde que se faz no nosso país, com consequências muito positivas na geração de valor e no aumento das exportações”.

Luís Goes Pinheiro, presidente da SPMS refere que “é um grande orgulho que a HIMSS, uma organização sem fins lucrativos, tenha escolhido Portugal para a realização do maior evento europeu de Saúde em Lisboa. A SPMS está comprometida em tornar este evento um dos mais memoráveis de sempre. O HIMSS23 Europe é uma grande oportunidade para partilhar conhecimento e juntarmo-nos aos melhores profissionais, dos setores da saúde e da tecnologia, para descobrir as melhores inovações em Saúde. Para a SPMS, em particular, será bastante importante mostrar como Portugal está a avançar no que respeita à Saúde Digital, nomeadamente na telessaúde. Por outro lado, será igualmente relevante partilhar a aprendizagem feita com a pandemia Covid-19 e mostrar os resultados do que aprendemos e como os estamos a usar para o futuro”.

Esta Conferência envolve mais de 3 000 participantes, decisores, reguladores, profissionais de saúde, entidades do sector público e privado das tecnologias da saúde, de mais de 60 países, nomeadamente Europa e Estados Unidos da América.

Fonte: 
M Public Relations
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.