Estudos apresentados na Plastic Health Summit

Microplásticos podem prejudicar a saúde fetal, mostram novas pesquisas

De acordo com uma nova pesquisa apresentada hoje na Plastic Health Summit, em Amesterdão, os microplásticos podem prejudicar a saúde fetal. Vários estudos realizados na Universidade de Utrecht vieram demonstrar que mesmo partículas de plástico muito grandes podem ser absorvidas pelas células da placenta.

A pesquisa descobriu ainda que as partículas de plástico podem tornar-se um vetor para outros químicos que encontram no ambiente. Isto, por sua vez, pode expor o feto a uma jangada de poluentes potencialmente perigosos.

Estes poluentes incluem bifenilos policlorados (PCB) - um grupo de produtos químicos artificiais que têm demonstrado causar cancro em animais.

A investigadora principal Hanna Dusza disse que é urgente mais investigação para determinar até que ponto os microplásticos no ambiente podem afetar a saúde fetal.

Isto é especialmente grave dado que a exposição fetal a outras partículas, nomeadamente, as que são encontradas na poluição atmosférica, tem sido associada a complicações na gravidez, tais como o parto prematuro e a pré-eclâmpsia.

Pensa-se que as partículas na poluição atmosférica são quimicamente muito semelhantes aos microplásticos.

Segundo a investigadora os microplásticos contêm produtos químicos que perturbam o sistema endócrino.

"A placenta é um órgão temporário complexo que desempenha um papel essencial durante a gravidez. É uma tábua de salvação para o bebé em desenvolvimento, regulando a troca de nutrientes, gases e resíduos entre a mãe e o feto. A placenta é também um importante órgão endócrino, produzindo hormonas cruciais para a manutenção da gravidez”, explicou Hanna Dusza

"As partículas ultrafinas na poluição atmosférica podem atingir a placenta, aumentando o risco de complicações na gravidez, como pré-eclâmpsia, parto prematuro ou baixo peso no nascimento. Estudos recentes mostraram que os microplásticos também são detetados na placenta, embora os seus efeitos não sejam claros. A nossa pesquisa mostra que partículas de plástico de diferentes tamanhos são eficientemente recolhidas pelas células da placenta, onde podem exercer efeitos subtis na função endócrina”.

"Os produtos químicos usados nos plásticos não só têm o potencial de prejudicar a nossa fertilidade, mas também para afetar as gerações futuras”, acrescentou.

Fonte: 
Higginson Strategy
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay