Impulsionado por novo recuperador de stents ajustáveis

Mercado de trombectomia atinge 465 milhões de dólares em 2025

Estima-se que o mercado da trombectomia valha cerca de 265 milhões de dólares em 2020 nos EUA e espera-se que este valor cresça para 465 milhões de dólares em 2025, de acordo com a GlobalData, uma empresa líder em dados e análise.

O relatório da GlobalData, "Dispositivos neurovasculares de trombectomia (Dispositivos de Neurologia)", revela que este crescimento será impulsionado por um aumento dos procedimentos de trombectomia e pelo dispositivo de recuperação de stent ajustável recentemente aprovado.

A Food and Drug Administration (FDA) aprovou recentemente o TIGERTRIEVER da Rapid Medical, o primeiro recuperador de stent ajustável aprovado nos EUA, na sequência de resultados promissores de um ensaio multicentro. A principal vantagem do TIGERTRIEVER sobre os atuais recuperadores de stents é que o diâmetro do cesto, onde um coágulo é capturado e extraído, pode ser ajustado através de uma lâmina na pega do dispositivo. Isto permite aos médicos um maior controlo sobre o procedimento, aumentando a compatibilidade do paciente e potencialmente reduzindo o risco de fragmentação do coágulo.

Dominic Tong, Analista de Dispositivos Médicos da GlobalData, comenta: "A trombectomia mecânica tornou-se cada vez mais popular nos últimos anos em comparação com a gestão de pacientes com AVC usando gestão médica, uma vez que estudos clínicos iniciais sugerem que pode levar a melhores resultados clínicos. Os recuperadores de stents visam prender um coágulo dentro do cesto, permitindo que os coágulos sejam removidos do vaso sanguíneo, enquanto os cateteres de aspiração dependem da sucção para remover os coágulos.

"Quaisquer inovações que aumentem ainda mais a eficácia e a segurança da trombectomia mecânica são bem-vindas. Com melhorias contínuas, a trombectomia mecânica pode eventualmente ultrapassar a gestão médica como o tratamento preferido para alguns casos.

"Além disso, embora o mercado da trombectomia tenha sido relativamente resiliente através da pandemia Covid-19, ainda sofreu uma quebra nas receitas que se deveu potencialmente ao aumento da carga hospitalar, dificultando a realização de operações dentro de oito horas após o início do sintoma. À medida que as vacinas são lançadas e os hospitais regressam ao negócio como de costume, a Rapid Medical tem a oportunidade de capitalizar o mercado de recuperação e captar mais quota de mercado durante este período de recuperação."

Fonte: 
GlobalData
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock