Entre 1 e 16 de abril

Meeting Places MAR Shopping e IKEA assinalam Consciencialização do Autismo com Casa Adaptada

Segundo a Federação Portuguesa de Autismo, nos últimos 30 anos tem-se verificado um aumento do número de casos de Perturbações do Espetro do Autismo (PEA) diagnosticados em todos os países onde são realizados os estudos de prevalência. Em Portugal, o último estudo aponta para 50 mil pessoas, mas a Associação Portuguesa Voz do Autista estima que haja muitos mais casos não diagnosticados. Alguns dos principais desafios que pessoas com PEA enfrentam estão relacionados com a falta de adaptação de espaços, necessária à sua inclusão.

Assim, na véspera de se assinalar mais um Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, os meeting places MAR Shopping Algarve e MAR Shopping Matosinhos, em parceria com a IKEA Loulé e a IKEA Matosinhos, e com o Centro de Terapia e Desenvolvimento (O2a Centro), inauguram a exposição e iniciativa de sensibilização “Casa Adaptada”.

Entre 1 e 16 de abril, nos pisos 0 do MAR Shopping Algarve e 1 do MAR Shopping Matosinhos, estarão patentes os protótipos de dois quartos adaptados às necessidades de pessoas com PEA (Perturbações do Espetro do Autismo). Aí decorrerão também talks para o público em geral e para profissionais que trabalhem com pessoas com PEA, bem como ações de informação e sensibilização, orientadas por psicólogos e terapeutas do O2a.

Segundo a equipa do O2a Centro, que intervém de forma integrada em mais de 100 crianças com PEA, as adaptações de espaços públicos, locais de trabalho e casas devem ter em consideração não só a acessibilidade física e sensorial, mas também as competências socioemocionais e comunicativas de cada pessoa para serem o mais inclusivos possível. Optar por uma decoração com tons neutros, minimalista, compartimentada, com material pouco texturizado, insonorizado, sinalética visual, entre outros, pode ajudar a essa inclusão.

Famílias muito sobrecarregadas

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, o salário bruto mensal médio da população portuguesa foi, em 2022, de 1.411 euros, o 17º mais baixo entre os 26 Estados-membros segundo o Eurostat. Famílias com crianças e jovens com PEA ficam sobrecarregadas emocional, psicológica e financeiramente. As necessidades habitacionais específicas para promover o bem-estar e a qualidade de vida das famílias é mais um custo e, por isso, os centros MAR Shopping e a IKEA unem-se para mostrar como é possível fazer essas adaptações ao custo mais acessível possível.

A equipa do O2a Centro explica que as necessidades variam consoante o grau de severidade da PEA, mas a promoção de espaços em open-space, com o mobiliário distribuído pelas laterais, bem identificado e minimalista são guidelines genéricas que podem contribuir para o bem-estar da generalidade das pessoas com PEA. O solo deve ser liso, os materiais de tons creme ou pastel, com rebordos acolchoados para minimizar o impacto sonoro e tátil, degraus diluídos e apoios à mobilidade e manipulação. Estes e outros aspetos, que vão ao detalhe dos brinquedos essenciais para as diferentes faixas etárias, serão passíveis de observar nos protótipos de quartos adaptados em exposição nos centros. 

As soluções em exposição serão posteriormente doadas a famílias com crianças e jovens com PEA, com carências económicas, identificadas pelas autarquias de Loulé e Matosinhos. Também o O2a Centro oferecerá acompanhamento a uma família carenciada durante um ano, nomeadamente uma sessão semanal de Terapia da Fala e Psicologia, e uma sessão quinzenal de Terapia Ocupacional.

“Esta é mais uma iniciativa com que procuramos contribuir para uma maior inclusão de todas as pessoas e sensibilizar para as necessidades de grupos específicos das nossas comunidades. É claro que ainda há um caminho a percorrer, mas este pode ser um ponto de partida para questões que atualmente ainda não são muito faladas, como é o caso das necessidades específicas de pessoas com PEA, as quais, segundo os estudos apontam, continuarão a ser cada vez mais”, explica Sandra Monteiro, porta-voz da Ingka Centres Portugal, proprietária do MAR Shopping Algarve e do MAR Shopping Matosinhos.

“A casa pode e deve ser o nosso local de refúgio, conforto e segurança. Percebemos também que nos pode trazer tranquilidade e bem-estar, tanto físico, como mental e emocional. Foi, por isso, um prazer pensar uma solução para pessoas que têm necessidades particulares, provando que, com os produtos regulares da nossa gama, é possível criar soluções funcionais, relevantes e sempre muito acessíveis, independentemente da condição de cada pessoa”, afirma Cátia Carvalho, Home Furnishing & Retail Design Manager da IKEA.

Fonte: 
Pure
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
MAR Shopping