Dia Mundial da Retina | 29 Setembro

Médicos oftalmologistas sensibilizam para a importância do rastreio da retina na prevenção da perda de visão associada à diabetes

A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) e o Grupo de Estudos da Retina (GER) vão assinalar o Dia Mundial da Retina, com o lançamento de uma campanha de sensibilização sob o mote “A diabetes pode tirar a sua visão! O rastreio da retina, a tempo, previne”.
A retinopatia diabética é uma das principais complicações da diabetes e é a principal causa de cegueira evitável em idade ativa. Estima-se que cerca de um terço das pessoas com diabetes desenvolvam alterações na retina, muitas vezes silenciosas, que podem conduzir a perda irreversível da visão se não forem detetadas e tratadas precocemente.
 
“O rastreio regular da retinopatia é fundamental. Quando realizado a tempo, permite identificar sinais precoces da doença e intervir antes que seja demasiado tarde”, alerta Pedro Meneres, presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia.
A SPO reforça que consultar regularmente o médico oftalmologista e realizar exames de rastreio da retina são medidas determinantes para prevenir a cegueira associada à diabetes.
 
“Os avanços recentes, tanto ao nível farmacológico como tecnológico, têm contribuído significativamente para um melhor controlo da diabetes, refletindo-se numa redução da incidência de retinopatia diabética e, por conseguinte, da perda visual associada a esta patologia. No entanto, a retinopatia diabética persiste como a principal causa de cegueira evitável em idade ativa em Portugal”, salienta Miguel Lume, coordenador do Grupo Português de Retina e Vitreo da SPO.
 
Segundo o médico oftalmologista, Miguel Lume, “a introdução de novas modalidades de imagem ocular e o desenvolvimento de terapêuticas oftalmológicas inovadoras — como os fármacos anti-VEGF administrados por via intravítrea e os implantes intraoculares de corticosteróides de longa duração — permitem atualmente ganhos significativos de acuidade visual, com um impacto direto e mensurável não só na qualidade de vida dos doentes, mas também na redução dos encargos económicos associados à perda de visão”.
 
Com esta campanha, que inclui spots de rádio e divulgação online, a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia pretende alertar para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.
Fonte: 
Porto de Comunicação
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.