Dia Mundial da Visão // 9 Outubro

Médicos oftalmologistas lançam campanha nacional que tem como objetivo sensibilizar para a prevenção da saúde ocular

A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) assinala o Dia Mundial da Visão, a 9 de outubro, com o lançamento de uma campanha nacional de sensibilização sob o mote:“Ver é viver. Proteja a sua visão. A prevenção faz a diferença. Consulte o seu médico oftalmologista.
As ações prolongam-se durante uma semana, com destaque para várias patologias oculares, entre as quais: miopia, degenerescência macular da idade (DMI), glaucoma, queratocone, catarata, presbiopia, descolamento da retina e uveíte. O objetivo é
sensibilizar a população para a prevenção e o diagnóstico precoce, fundamentais para evitar complicações e, em muitos casos, a cegueira.
 
A prevenção como prioridade
“A observação regular pelo médico oftalmologista é essencial no diagnóstico atempado de várias patologias, incluindo algumas que podem causar cegueira e que, com diagnóstico precoce, pode muitas vezes ser evitada”, sublinha Pedro Menéres, Presidente da SPO. “A visão é essencial para a qualidade de vida e bem-estar. Observar regularmente os olhos no médico oftalmologista e cuidar da saúde ocular é um investimento em autonomia e saúde a longo prazo.”
 
Doenças mais prevalentes em Portugal
• Miopia, hipermetropia, astigmatismo e Presbiopia – erros refrativos que afetam a nitidez da visão. Quando presentes e não tratados em idade precoce, podem originar - para sempre - ambliopia (“olho preguiçoso”) ou estrabismo.
• Catarata – principal causa de perda de visão reversível em pessoas acima dos 60 anos; felizmente têm tratamento cirúrgico altamente eficaz, devolvendo visão nítida a milhares de pessoas todos os meses em Portugal.
• Glaucoma e DMI – doenças silenciosas que podem causar perda visual irreversível se não forem detetadas ou tratadas atempadamente: Uma afeta primeiro a visão periférica, a outra compromete a visão mais central.
• Retinopatia diabética – complicação da diabetes que afeta os vasos sanguíneos da retina, requer tratamentos e acompanhamento regular para reduzir o risco de cegueira.
 
Desafios da Oftalmologia Portuguesa
O envelhecimento populacional, que aumenta a prevalência de doenças como catarata, glaucoma e degenerescência macular, exige uma organização aprimorada e elevados recursos humanos e materiais.
Simultaneamente precisamos responder a problemas como o descolamento de retina, uma urgência oftalmológica que exige tratamento imediato, ou aos casos que exigem transplante de córnea - onde as evoluções foram fantásticas, nos últimos anos.
Por outro lado, temos o crescimento acelerado da miopia em crianças e jovens: “Assistimos a um aumento significativo da miopia, associado ao estilo de vida moderno – mais tempo em dispositivos eletrónicos e menos atividades ao ar livre. Este é um
desafio que exige medidas de prevenção e acompanhamento regular”, alerta Pedro Menéres.
 
Conselhos da SPO para proteger a visão
• Consultar regularmente o médico oftalmologista, em todas as idades.
• Incentivar as crianças a passar pelo menos 2 horas ao ar livre por dia.
• Reduzir o tempo de ecrã e promover pausas frequentes em atividades de leitura ou dispositivos digitais.
• Estar atento a sinais como visão turva, sombras, dores de cabeça ou dificuldade em ver ao longe.
• Usar sempre proteção adequada contra a radiação UV.
 
A campanha conta com o apoio da Roche e da Associação Nacional de Farmácias.

 

Fonte: 
Porto de Comunicação
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.