Médicos do São João têm acesso remoto a informação dos doentes

De acordo com CHUSJ os meios de acesso remoto às suas plataformas digitais de gestão de informação clínica foram flexibilizados, de forma a garantir e reforçar uma resposta mais integrada do ponto de vista clínico, permitindo que os médicos possam fazer uso, sempre que necessário, de meios tecnológicos para continuarem no exercício da sua missão de prestação de cuidados num ambiente seguro, para os utentes e colaboradores, “nesta fase particularmente exigente”.
A unidade de saúde explica que, desta forma, está a contribuir “ativamente” para o apoio dos doentes crónicos e dos mais vulneráveis.
Por outro lado, foi alargado o plafond dos telemóveis de uso na instituição, para que os médicos possam fazer telefonemas para os seus doentes, utilizando os equipamentos e a rede da instituição, sublinha o Centro Hospitalar Universitário São João.
“esta forma, os profissionais poderão realizar tarefas remotamente, sempre que necessário, tais como consultas não-presenciais por telefone, relatos de exames – como por exemplo radiologia e neurorradiologia -, bem como aqueles que estejam em período de quarentena poderão apoiar, à distância, os seus colegas na prestação de cuidados”, salienta o Centro Hospitalar Universitário São João.
Para fazer uso de acesso remoto para aceder à informação clínica do CHUSJ, os médicos têm o apoio de um tutorial de apoio técnico criado pelo Serviço de Sistemas e Tecnologias da Informação e Comunicação.