Dia Internacional das Lesões na Coluna Vertebral assinala-se a 5 de setembro

Médicos alertam para a importância da prevenção das lesões na coluna vertebral

A Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV) alerta para as consequências das lesões na coluna vertebral e apela à sua prevenção, relembrando que algumas complicações das lesões podem ser evitadas. Este alerta decorre no âmbito do Dia Internacional das Lesões na Coluna Vertebral, que se assinala a 5 de setembro.

“Os comportamentos de risco podem levar a lesões graves na coluna vertebral e da medula. Anualmente, em todo o mundo, mais de 500 mil pessoas sofrem uma lesão na coluna e diariamente cerca de 3 pessoas ficam incapazes de andar. Muitas causas são evitáveis, como, por exemplo, acidentes rodoviários (de automóvel e/ou moto), quedas, atividades desportivas, mergulhos em águas rasas e atos de violência (incluindo tentativas de suicídio). Estas lesões podem constituir emergências médicas que requerem tratamento imediato para minimizar os danos”, explica o ortopedista Nuno Neves, presidente da SPPCV.

O ortopedista esclarece que as lesões na coluna representam mais de 50 por cento das causas de incapacidade física em idade laboral e são uma das principais causas de ausência no trabalho. “Entre as principais consequências de um acidente ou trauma na coluna vertebral encontram-se as deformidades secundárias ao traumatismo, potencialmente dolorosas e incapacitantes e a paralisia. O que acontece é que as pessoas ainda continuam a menosprezar as consequências destas lesões e não evitam situações de risco”.

E frisa que: “As medidas de prevenção podem fazer toda a diferença na saúde da nossa coluna vertebral, visto que estas lesões podem levar à incapacidade ou à morte. É, assim, muito importante que as pessoas modifiquem alguns comportamentos e apostem na prevenção”.

No âmbito das comemorações do Dia Internacional das Lesões na Coluna Vertebral, em todo o mundo, realizam-se iniciativas de consciencialização, dirigidas à sociedade, para alertar para as consequências negativas deste problema e apelar à sua prevenção, relembrando que algumas complicações das lesões na coluna podem ser evitadas ou minoradas com tratamento adequado. Para mais informações consulte: https://worldsciday.org/

 

Fonte: 
Miligrama
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock