RRH tem como finalidade direcionar o fluxo dos utentes aos Serviços de Medicina Intensiva

Médico da ULS Coimbra integra grupo de trabalho para reformular rede de referenciação hospitalar de Medicina Intensiva

Paulo Martins, Diretor do Serviço de Medicina Intensiva da Unidade Local de Saúde de Coimbra (ULS Coimbra) integra o grupo de trabalhoi nomeado pela Direção Executiva do SNS, com efeitos a 27 de fevereiro do corrente ano, para reformular a Rede de Referenciação Hospitalar (RRH) de Medicina Intensiva elaborada em 2016, devendo o grupo de trabalho apresentar a proposta de revisão da RRH de Medicina Intensiva até ao dia 30 de junho de 2024.

Constitui missão deste Grupo de Trabalho colaborar com a Direção Executiva do SNS (DE-SNS), nas seguintes tarefas e objetivos: 

1.Analisar o estado atual dos pontos da Rede de Referenciação Hospitalar de Medicina Intensiva; 

2. Definir os pontos da nova Rede de Referenciação Hospitalar de Medicina Intensiva; 

3. Definir a mais eficiente dotação de recursos humanos em Serviços de Medicina Intensiva;

4. Definir a estrutura logística das Unidades de Cuidados Intensivos; 

5. Definir, de forma atualizada e normalizada, a missão dos Serviços de Medicina Intensiva e apoiar a DE-SNS na implementação dessa missão em todos os pontos da Rede de Medicina Intensiva; 

6. Definir as estratégias de terciarização e regionalização de cuidados em Medicina Intensiva e apoiar a DE-SNS na sua implementação.

A necessidade de revisão advém dos desafios que se colocam atualmente à prestação de cuidados de saúde tendo em conta a modificação das necessidades e a alteração das características das unidades hospitalares, a adequação da distribuição de recursos humanos, o progressivo desenvolvimento tecnológico e a crescente inovação nas várias dimensões.

A RRH de Medicina Intensiva tem como finalidade direcionar o fluxo dos utentes aos Serviços de Medicina Intensiva, tendo em conta a necessidade de adequação de determinadas patologias, que pela sua frequência ou características, carecem de concentração em centros de elevada diferenciação técnica, experiência clínica ou equipamento específico.

As Redes de Referenciação Hospitalar (RRH) desempenham um papel determinante no planeamento e organização na prestação de cuidados de saúde, contribuindo significativamente para garantir a qualidade de cuidados nas diferentes especialidades, a articulação entre as diferentes instituições e a diferenciação e complexidade que cada hospital deve possuir, de forma a poder responder às necessidades em saúde, promovendo a experiência, os centros de referência e a concentração das respostas mais exigentes, de acordo com os padrões internacionais e o estado da arte, garantindo segurança e qualidade.

Fonte: 
ULS Coimbra
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ULS Coimbra