Grupo de pesquisa Cancro de Cabeça e Pescoço

Médica oncologista integra direcção da European Organisation for Research and Treatment of Cancer

Com apenas 37 anos, Ana Castro, médica oncologista, integra a direcção do grupo de pesquisa do Cancro de Cabeça e Pescoço, da European Organisation for Research and Treatment of Cancer, como representante dos jovens oncologistas.

"O grupo de pesquisa do cancro de cabeça e pescoço da European Organisation for Research and Treatment of Cancer (EORTC) é um grupo multidisciplinar cujo objectivo é a elaboração de protocolos de investigação académica e de iniciativa do investigador, cuja finalidade é alterar o estado da arte no tratamento destes doentes. 

A nomeação para este cargo, para além de uma enorme honra, vai permitir ter um papel activo nos avanços da minha área de actuação clínica, bem como na inclusão de Portugal como um país parceiro na investigação europeia”, conta Ana Castro, médica oncologista do Centro Hospitalar do Porto e actual Presidente do Grupo de Estudos do Cancro de Cabeça e Pescoço.

“Todos os anos registamos em Portugal cerca de 2.500 novos casos e, cada vez mais, nos jovens e jovens adultos. A investigação clínica deve, por isso, acompanhar estas tendências, tentando sempre uma melhor compreensão da doença, dos seus factores de risco e de prognóstico, no sentido de criar melhores estratégias de diagnóstico e de tratamento.

Estar no centro das decisões permite, ajudar a melhorar a gestão dos doentes com cancro de cabeça e pescoço, aumentando a taxa de sobrevivência e qualidade de vida destes doentes”, finaliza Ana Castro.

Fonte: 
Creative Press
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.