Atendimento inclusivo

MatosinhosHabit vai disponibilizar interpretes de língua gestual a população com deficiência auditiva

A MatosinhosHabit, em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos e a Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos (ADEIMA), disponibiliza a todos os munícipes atendimento com presença de intérpretes de Língua Gestual Portuguesa. O objetivo é facilitar o acesso a todas as pessoas em situação de surdez.

Em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos e a Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos (ADEIMA), a MatosinhosHabit, disponibiliza a todos os munícipes atendimento com presença de intérpretes de Língua Gestual Portuguesa. O objetivo é facilitar o acesso a todas as pessoas em situação de surdez.

Consciente e atenta às dificuldades de comunicação que alguns dos munícipes enfrentam diariamente, a MatosinhosHabit decidiu dotar todos os seus serviços de respostas adequadas e personalizadas para os diferentes públicos-alvo que recorram aos mesmos.

Assim, e com o intuito de proporcionar as mesmas oportunidades a toda a população, foi implementado um circuito interno de encaminhamento para pessoas em situação de surdez que acautela todos os seus direitos assim como uma resposta ajustada à realidade de cada utente.

Tiago Maia, administrador da MatosinhosHabit, sublinha: «o nosso principal objetivo ao disponibilizarmos intérpretes de Língua Gestual Portuguesa nos atendimentos é, sem dúvida, estarmos mais próximos dos munícipes e possibilitar que todos tenham direito a um acompanhamento e um apoio adequado a cada situação. Foi neste sentido que a MatosinhosHabit decidiu dotar os seus serviços de respostas inclusivas».

Para a concretização destas medidas, a MatosinhosHabit adaptará os conteúdos informativos das suas plataformas digitais (site e redes sociais), aos programas disponibilizados e ainda à orientação das candidaturas dos vários programas, o que permitirá facilitar a sua divulgação e recurso por parte das pessoas em situação de surdez.

Por outro lado, Tiago Maia explica que «para além de complementarmos os nossos serviços nesta área tão específica, era igualmente importante que os colaboradores da MatosinhosHabit estivessem preparados para o contacto inicial com estes munícipes. Nesse sentido, consideramos que a formação dos nossos colaboradores na primeira linha do atendimento era fundamental. Com este conjunto de medidas estaremos aptos para responder a todas as solicitações e efetuarmos assim um encaminhamento correto de todos os processos, sem exceção».

 

Fonte: 
Multicom
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
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