Três episódios para ouvir nas plataformas digitais

Maratona da saúde lança podcast “Curiosidades com cientistas em tempos de pandemia”

O tema da Covid-19 volta a entrar em debate, e desta vez, pode ser ouvido através de um podcast. “Curiosidades com cientistas em tempos de pandemia” é uma conversa que pretende promover a partilha de questões comuns sobre a Covid-19 e o confronto de notícias falsas com dados científicos.

 

 

Este podcast é organizado pela Maratona da Saúde, com o apoio do BPI e da Fundação “la Caixa” e gravado nos estúdios da Unidade de Computação Científica da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), estando disponível em  https://soundcloud.com/maratonadasaude e https://open.spotify.com/show/3PGMTvMUWQJFlvtQmmHg67?si=9k8R_zM BT_-6SATXV4uigg&dl_branch=1.

No primeiro de 3 episódios foi convidada Inês Estácio, estudante universitária do 1º ano do curso de Economia na Nova SBE, para uma conversa sobre o Impacto das alterações climáticas e perda de biodiversidade no aparecimento de pandemias com o cientista Lounès Chikhi, coordenador do grupo de investigação Genética de Populações e da Conservação, no Instituto Gulbenkian de Ciência em Oeiras, e investigador no CNRS em Toulouse.

O segundo episódio tem como convidadas para uma conversa sobre Vacinas para a Covid-19, Helena Florindo, coordenadora do grupo de investigação BioNanoCiências no Instituto de Investigação do Medicamento e Professora na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, e Joana Camilo, diretora executiva do gabinete Creating Health, da Universidade Católica e presidente da ADERMAP- Associação Dermatite Atópica Portugal.

O terceiro e último episódio deste podcast é dedicado às Notícias Falsas sobre a Covid-19 e conta com a presença de David Marçal, bioquímico, comunicador de ciência e autor de vários livros sobre desinformação, que responde a dúvidas, questões e curiosidades da sociedade civil colocadas por Joana Loureiro, bióloga e comunicadora de ciência no Instituto Gulbenkian de Ciência.

“A atual pandemia tem tido sérias consequências para a vida dos cidadãos, tendo-se assistido a um crescente apelo da sociedade civil para o acesso a informação credível sobre avanços científicos e clínicos que permitam a tomada de decisões com base no conhecimento. Consideramos que o Podcast “Curiosidades com cientistas em tempos de pandemia” poderá contribuir para uma comunicação mais eficaz aliada à ciência e à medicina e ter um papel ativo na resolução desta pandemia”, explica a organização em comunicado.

Fonte: 
Creative Minds
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.