INSA

Mais de metade dos portugueses são obesos ou pré-obesos, diz estudo

Mais de metade dos portugueses são obesos ou pré-obesos e 43% têm hipertensão arterial, de acordo com um estudo do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

Segundo os autores deste estudo 68% dos portugueses apresenta dois ou mais fatores de risco para doenças cardiovasculares e 22% quatro ou mais. Os fatores de risco mais relevantes são a diabetes mellitus, colesterol elevado, hipertensão arterial, pré-obesidade/obesidade e tabagismo.

Para os investigadores, os dados desta análise mostram a necessidade de as autoridades de saúde “desenvolverem estratégias para rastrear a população em geral quanto aos fatores de risco para as doenças cardiovasculares e promovam medidas de estilo de vida adequadas e literacia em saúde”.

O estudo, que avaliou uma amostra de 1.688 pessoas através de exame físico, análises clínicas e um questionário, indica ainda que, “não obstante o decréscimo verificado nos últimos anos, as doenças cérebro-cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte em Portugal e a esperança de vida saudável aos 65 anos de idade é inferior à média europeia”.

Entre os principais fatores de risco associados, foi possível verificar que 71,3% da população tem uma dieta inadequada; 62, 1% são pré-obesos ou obesos;  43,1% sofre de hipertensão arterial; 25,4% fuma e quase 30% (29,2%)  tem um nível baixo de atividade física.

Por outro lado, os investigadores conseguiram concluir que ainda existe um “o elevado grau de desconhecimento dos indivíduos em relação à sua situação clínica e à medicação prescrita”, o que vem reforçar “a necessidade de melhorar a literacia em saúde”.

O relatório do Estudo e_COR – Prevalência de Fatores de Risco Cardiovasculares na População Portuguesa vai ser apresentado hoje, pelas 14h30, no auditório do INSA em Lisboa.

 

 

 

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock