Vacinação

Mais de 156 mil pessoas realizaram o agendamento online da vacina

O Ministério da Saúde revelou hoje que mais de 156 mil portugueses já agendaram a data da sua vacina contra a Covid-19, através do portal do autoagendamento para vacinação.

À margem de uma visita à unidade hospitalar de Caldas da Rainha, o Secretário de Estado da Saúde afirmou que “tem havido muitas pessoas a recorrer ao autoagendamento, o que significa que há confiança no processo e as pessoas até demonstram ansiedade em se vacinarem”.

O governante admitiu a existência de alguns problemas neste processo, mas acrescentou que “está a ser feito um esforço para melhorar» para que «não ocorram acontecimentos pontuais desse tipo”.

A funcionalidade de autoagendamento está acessível a partir do Portal da Covid-19 e permite que os utentes com mais de 65 anos, faixa etária que começará agora a ser vacinada independentemente de qualquer doença, possam escolher o ponto de vacinação em que pretendem ser vacinados.

No caso de não haver vagas disponíveis, os utentes podem optar por ficar em lista de espera naquele ponto de vacinação ou escolher uma data, noutro ponto de vacinação, explicam a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, entidade que desenvolveu a plataforma.

Posteriormente, o utente que realizou esta inscrição receberá um SMS com a hora precisa em que será vacinado no dia e no ponto de vacinação escolhido. O envio da mensagem está dependente de o utente não ter sido ainda convocado para vacinação ou não ter contraído Covid-19.

 

 

 

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock