Peritos deixam recomendações

Maioria dos portugueses considera que só é possível melhorar o SNS com maior investimento público

A maioria dos portugueses (61%) considera que não é possível melhorar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) sem investimento de mais dinheiro público, sendo os aspetos que se consideram mais carenciados de financiamento: a contratação de mais profissionais de saúde; a modernização de equipamentos, instalações e tratamentos; e o apoio ao doente e família. Quem revela estes dados é o projeto ‘3F - Financiamento, Fórmula para o Futuro’, um projeto que reuniu um inquérito à população nacional e recomendações de peritos em saúde.

Estes e outros dados, assim como as recomendações feitas, do projeto ‘3F’ vão ser apresentados e discutidos no próximo dia 02 de julho, terça-feira, na Assembleia da República. Um momento que conta com a participação do Presidente da Assembleia da República, da Ministra da Saúde e de representantes dos vários grupos parlamentares.

O projeto ‘3F’, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), com o apoio da Roche e da IQVIA, nasceu da necessidade de identificar formas de reduzir o desperdício e promover a inovação no Serviço Nacional de Saúde. Para isso, e para além da auscultação à população, reuniu um conjunto de especialistas de diferentes áreas, que se juntaram para analisar o modelo atual de financiamento dos hospitais portugueses, promover a discussão de potenciais soluções de financiamento com vista à criação de valor para os doentes, assim como desenvolver projetos-piloto com hospitais, de forma a testar a exequibilidade das soluções encontradas.

Do trabalho desenvolvido resultou a identificação de 90 iniciativas, que podem ser agrupadas em quatro dimensões essenciais para a melhoria do modelo de organização e financiamento do Serviço Nacional de Saúde - Resultados em Saúde, Integração de Cuidados, Gestão da Doença e Prevenção e Promoção da Saúde -, às quais se juntam 10 recomendações e a definição dos projetos-piloto que já estão a ser implementados: no IPO do Porto e no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Na apresentação deste trabalho, para além da recomendação de ‘um novo modelo de alocação de recursos financeiros para a saúde’, serão ainda debatidas nove recomendações:

  1. Reforço do papel dos cuidados de saúde primários;
  2. Interligação dos cuidados de saúde primários, cuidados de saúde secundários e cuidados continuados;
  3. Desenvolver a rede de suporte ao doente;
  4. Promover o papel dos cidadãos no sistema de saúde;
  5. Sistemas de informação como suporte à gestão e à prática clínica;
  6. Medição de resultados como motor da melhoria dos cuidados prestados;
  7. Transparência & benchmarking entre instituições;
  8. Autonomia e responsabilização da gestão hospitalar;
  9. Confiança no sistema de saúde.

Alexandre Lourenço, presidente da APAH, sublinha que “ o projeto 3F materializa a vontade do setor da saúde em apresentar respostas concretas para os desafios do financiamento mas também para a necessidade de reestruturar o modelo de prestação de cuidados com vista a melhorar a experiência e corresponder às expectativas dos doentes e das suas famílias”.

Fonte: 
Guesswhat
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock