Abordagem integrada às doenças cérebro-cardiovasculares

Madeira vai ter programa pioneiro de longevidade e inovação cardiovascular

A Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil e a Novartis Portugal vão oficializar, na próxima 4ª feira, um protocolo para a exploração de novos modelos de colaboração no ecossistema da saúde, através da implementação de uma abordagem integrada às doenças cérebro-cardiovasculares (DCCV).

Trata-se de programa pioneiro de longevidade e inovação cardiovascular que tem como objetivos promover a prevenção das DCCV, a redução do seu impacto e a deteção precoce dos eventos a elas associados, nomeadamente acidentes vasculares cerebrais (AVC) e enfarte agudo do miocárdio, respetivamente a primeira e segunda causas de morte em Portugal.

A implementação deste programa vai assentar em três pilares com impacto na comunidade, nos cuidados de saúde e na longevidade: Data Intelligence – posicionar a Madeira como uma referência na utilização de dados e na Investigação Clínica; Inovação Tecnológica combinada com Inovação Terapêutica – Identificação automatizada e intervenção urgente nos doentes em risco iminente de evento cardiovascular e Criação de uma Unidade Avançada de Longevidade Cardiovascular assente nas melhores práticas internacionais.

Este protocolo enquadra-se na Estratégia Regional de promoção de políticas públicas para a longevidade e do Plano Regional de Saúde 2021-2030.

O protocolo vai assinado no Dia Nacional do Doente Coronário, data instituída pela Fundação Portuguesa de Cardiologia para relembrar a população para a problemática da doença coronária e dos fatores de risco. A iniciativa vai contar com a presença do secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, e do Presidente da Novartis Portugal, Simon Gineste.

 
Fonte: 
Novartis Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay