Iniciativa decorre até maio

Lusíadas Saúde promove consulta de avaliação gratuita do Melanoma

A Lusíadas Saúde está a realizar consultas de avaliação gratuitas à pele em várias Unidades do Grupo, até ao próximo dia 20 de maio. A iniciativa surge no âmbito do Dia do Euromelanoma, que se assinala a 18 de maio, e procura sensibilizar para a importância do diagnóstico precoce.

Os rastreios podem ser realizados no Hospital Lusíadas Porto, Hospital Lusíadas Lisboa, Hospital Lusíadas Amadora, Clínica Lusíadas Oriente e Hospital Lusíadas Albufeira. O Hospital Lusíadas Braga foi a primeira unidade a avançar com os rastreios, entretanto já concluídos. As consultas são gratuitas e sujeitas a marcação prévia, que deve ser feita diretamente através da linha de atendimento de cada unidade de saúde. Mais informação pode ser consultada aqui.

O melanoma é o tipo de cancro cutâneo mais grave, sendo responsável por cerca de 80% por cento das mortes por cancro da pele. A observação clínica em consulta é suficiente para detetar problemas e obter um diagnóstico precoce da doença, o que contribui para o sucesso do tratamento.

Sinais pretos que surgem pela primeira vez ou que se alteram com o tempo, assim como a sua assimetria, o bordo irregular e o facto de terem mais de uma cor e um diâmetro superior a seis milímetros são algumas características para as quais as pessoas devem estar alerta e que justificam uma consulta com o médico dermatologista.

 

Fonte: 
LPM Comunicação
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Lusíadas Saúde