Campanha Dia Mundial da Segurança do Doente

Lusíadas Saúde muda de cor pela segurança dos doentes e profissionais de saúde

O Dia Mundial da Segurança do Doente, comemorado hoje em todo o mundo sob a chancela da Organização Mundial da Saúde (OMS), levou a Lusíadas Saúde a iluminar o futuro Hospital Lusíadas Braga de cor de laranja, associada a um movimento que pretende sensibilizar doentes e profissionais para que todos possam fazer a sua parte em garantir a segurança dos doentes.

Este ano, à medida que a pandemia COVID-19 revelou os enormes desafios e riscos que os profissionais de saúde enfrentam a nível global, nomeadamente as infeções associadas aos cuidados de saúde, os distúrbios psicológicos e emocionais e o ambiente de stresse a que estes profissionais de saúde estão diariamente sujeitos, entre outros, a OMS determinou que o tema desta celebração anual seja a ‘Segurança dos Profissionais de Saúde: Uma Prioridade para a Segurança dos Doentes’.

Nesse sentido, os Profissionais de Saúde da Lusíadas receberão ainda máscaras alusivas à data, com a mensagem ‘Profissionais Seguros, Doentes Seguros’. Isabel Pereira Lopes, Chief Quality Officer da Lusíadas Saúde, afirma que “num ano tão duro e desafiante para os profissionais de saúde, a celebração do Dia Mundial da Segurança dos Doente dedicado à segurança dos profissionais de saúde é o reconhecimento do trabalho e dedicação de todos nós. No Grupo Lusíadas Saúde, temos sido pioneiros na adoção de estratégias que contribuem para a garantir a qualidade e segurança de todos os nossos profissionais de saúde, de forma a também conseguirmos honrar o compromisso de excelência que assumimos perante os nossos doentes. Mobilizamos permanentemente todos os nossos colaboradores a divulgarem uma mensagem que é global, aplaudindo a prioridade assumida pela Organização Mundial da Saúde nesta área”.

Na sua campanha do Dia Mundial da Segurança do Doente, a Lusíadas Saúde destaca ainda a importância da implementação de alguns princípios essenciais que garantem a segurança de todos os profissionais de saúde. Sendo que estes se sustentam na criação de uma cultura de segurança aberta, igualitária e transparente que permita aos profissionais reportar incidentes de segurança, garanta a formação especializada sobre a prevenção e o controlo de infeções, implemente ferramentas que permitam aliviar o stress no local de trabalho e reconheça a dedicação e o empenho dos profissionais de saúde.

Comemorado pela primeira vez em 2019, a Organização Mundial de Saúde estabeleceu como objetivos para a celebração do Dia Mundial da Segurança do Doente o aumento da consciencialização e o envolvimento do público, a melhoria da compreensão global e o estímulo da solidariedade e ação globais para a promoção da segurança do doente.

Fonte: 
LPM Comunicação
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Lusíadas Saúde