Dia Mundial da Obesidade assinala-se amanhã

Livro “Cuida de Ti” alerta para obesidade infantil e quer chegar ao maior número de famílias

No Dia Mundial da Obesidade, o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) apresenta o livro “Cuida de Ti – Orientações para Uma Vida Saudável”, desenvolvido com o Centro Materno Infantil do Norte (CMIN) e que venceu o Prémio “Comunicar Saúde” da Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, pela contribuição para a literacia em saúde da população. Com o objetivo de alertar para os perigos da obesidade e diabetes pediátricas, o livro fala sobre a importância de um diagnóstico precoce e da instituição de medidas que possam evitar o condicionamento de doença crónica na vida adulta.

“A obesidade é um problema de saúde pública e as evidências científicas mostram que as consequências da obesidade na infância, como a hipertensão ou a diabetes, acabam por acompanhar a criança ao longo de toda a vida. Os dados mostram que a incidência de diabetes tipo 1 entre a população pediátrica está a aumentar e a doença renal diabética continua a ser a principal causa de insuficiência renal a nível mundial” explica o Professor Alberto Caldas Afonso, Professor Catedrático de Pediatria, Diretor do Mestrado Integrado em Medicina do ICBAS da Universidade do Porto e Diretor do Centro Materno-Infantil do Norte do Centro Hospitalar Universitário do Porto (CMIN-CHUPorto).

O livro quer ajudar a esclarecer conceitos e dúvidas, para que todos possam compreender e lidar com informações de saúde. Os conteúdos foram desenvolvidos por uma equipa multidisciplinar coordenada pelo Professor Caldas Afonso, com o objetivo de poderem ser apreendidos e difundidos pelo maior número de pessoas. Uma vez que em determinadas fases da vida as decisões não são tomadas pelo próprio indivíduo, como é o caso da população pediátrica, a obra é direcionada para todos os intervenientes para a promoção da saúde, nomeadamente a nível familiar e escolar, para que, direta ou indiretamente, todos sejam incluídos e participantes ativos nesta intervenção.

Para chegar às comunidades escolares de todo o país, o ICBAS associou-se à Missão Continente que incluirá o livro nos conteúdos do seu programa educativo (Escola Missão Continente), reforçando a mensagem da importância de uma alimentação e estilos de vida saudáveis às turmas do Pré-Escolar, 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico das escolas inscritas no programa. Este conteúdo estará também disponível no site da Missão Continente.

A educação para um consumo consciente e sustentável é um objetivo comum do trabalho do ICBAS e da Escola Missão Continente (Escola Missão Continente | Missão Continente), juntando as duas entidades no esforço de promoção do livro com o objetivo de fazer o mesmo chegar ao máximo de crianças e respetivos familiares e cuidadores.

 

Fonte: 
Centro Hospitalar Universitário do Porto
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock