No antigo Hospital Militar da Estrela

Lisboa tem mais 91 camas de cuidados continuados

Lisboa dispõe de uma nova Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI), a funcionar no antigo Hospital Militar da Estrela, com 91 camas.

As 91 camas da UCCI Rainha Dona Leonor estão distribuídas por três tipologias: Unidade de Convalescença, com 13 camas, Unidade de Média Duração e Reabilitação, com 39 camas, e Unidade Longa Duração e Manutenção, também com 39 camas, como explicou a nova coordenadora da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), Cristina Henriques, nomeada em junho, em representação do Ministério da Saúde.

Para a responsável, a abertura desta UCCI no centro de Lisboa tem “um significado muito importante”. “A resposta que a rede tem dentro da cidade é realmente uma resposta com muitas carências, porque temos muitas necessidades e poucas respostas, e efetivamente [esta unidade] vem dar um grande impulso à rede em três tipologias tão importantes”, esclareceu, sublinhando ainda: “Quanto mais respostas tivermos dentro da cidade Lisboa mais probabilidades temos em deixar os residentes de Lisboa próximos da sua área de residência”.

Segundo Cristina Henriques, “a prioridade para referenciação continua a ser os doentes dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde, para libertar camas, uma situação que se verifica desde o início da pandemia de Covid-19, em março de 2020. Desde essa altura, a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados deu resposta a 32.625 doentes”.

Cristina Henriques destacou ainda a importância do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a área dos Cuidados Continuados com a possibilidade de apoios financeiro para os parceiros da rede. “Através destes incentivos, poderemos ter também aqui um grande impulsionador à constituição destas unidades no sítio onde elas são mais precisas, onde temos maiores carências e mais próximo das pessoas, onde elas vivem”.

O Contrato-Programa da nova Unidade de Cuidados Continuados Integrados Rainha Dona Leonor foi assinado esta quarta-feira, 15 de setembro, entre a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), o Instituto de Segurança Social e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

A Unidade de Convalescença iniciou a atividade hoje. A Unidade de Média Duração e Reabilitação deverá entrar em funcionamento no final do mês e a Unidade de Longa Duração e Manutenção, em meados de novembro.

Com estas novas respostas, Lisboa passa a dispor de 100 camas da tipologia Convalescença, 84 camas de Média Duração de Reabilitação e 92 camas de Longa Duração e Manutenção da RNCCI.

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock