Mind Talks

Lisboa recebe conferência para debater a saúde mental das crianças e jovens

Nuno Lobo Antunes, Ana Stilwell, Gustavo Jesus, João Cardoso, João Faria e Rui Ribeiro marcam presença nos painéis de discussão sobre autismo, depressão, ansiedade e impacto da internet no desenvolvimento das crianças e jovens

CAPITI, instituição particular de solidariedade social que tem como missão promover o crescimento saudável e a autonomia de crianças e jovens com perturbações do desenvolvimento e comportamento, apresenta as Mind Talks. Estas conversas acontecem no dia 23 de junho nas instalações da WPP, na Avenida 24 de Julho, 62, em Lisboa, e estarão concentradas nos temas da saúde mental e desenvolvimento das crianças e jovens.

A conferência de final de tarde terá três conversas distintas. A primeira sessão, com início às 17h30, conta com Nuno Lobo Antunes, médico neuropediatra, e Ana Stilwell, artista musical e mãe, que se debruçam sobre o tema “viver o autismo com as crianças em casa”. A discussão segue com o tema da depressão e ansiedade nos jovens, que conta com a participação de Gustavo Jesus, médico especialista em Psiquiatria, e João Cardoso, estudante e ator. A conferência finaliza com as intervenções de João Faria, psicólogo clínico com especialidade em comportamento online, e Rui Ribeiro, head of invention da Mindshare Portugal, que estarão a debater o impacto da internet no desenvolvimento dos jovens e da sua personalidade.

Mariana Saraiva, presidente da CAPITI reforça que a saúde mental por si é um tema que requer a máxima atenção, mas “se somarmos os efeitos de uma pandemia nas famílias carenciadas, que têm um rendimento mensal menor do que o salário mínimo, o impacto é muito maior”. Acrescenta ainda que “é precisamente nestas alturas que precisamos de reforçar o nosso apoio e a nossa atenção”, o que justifica a apresentação desta iniciativa, também como forma de sensibilização da população para estas perturbações invisíveis.

Depois de terem estreado online durante a pandemia, as Mind Talks apresentam-se agora numa segunda edição, em evento híbrido. A entrada é gratuita e aberta a qualquer pessoa e, caso não seja possível comparecer nas instalações da WPP em Lisboa, os interessados podem acompanhar a transmissão em direto na conta de Instagram da CAPITI.

Neste último ano de pandemia, a CAPITI conseguiu aumentar o acompanhamento regular de crianças e jovens em 33%, estando atualmente presente em dez cidades portuguesas através de uma rede de clínicas parceiras e acompanhando mais de 180 crianças e jovens de famílias carenciadas. Fundada em 2016, a associação vive de doações e, até ao momento, apoiou um total de 322 crianças e jovens, tornando possível a realização de mais de 12.000 atos clínicos, que englobam consultas com médicos, técnicos e avaliações para diagnóstico.

 

Fonte: 
BCW Global
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
CAPITI