Face ao ano anterior

Linha SNS24 recebeu mais do dobro de chamadas no 1º trimestre do ano

A Linha SNS24 atendeu mais de 1,6 milhões de chamadas durante os primeiros três meses do ano. Um aumento nos atendimentos que corresponde a mais do dobro do verificado em igual período de 2020, avança hoje o jornal Eco.

Segundo Luís Goes Pinheiro, presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, entre janeiro e março deste ano, foram atendidas 1.485.000 chamadas. No mesmo período do ano passado foram atendidas cerca de 700 mil chamadas.

Em janeiro deste ano, a Linha SNS recebeu quase 1.100.000 chamadas e em março atendeu cerca de 180 mil.

“Estamos como números cinco vezes abaixo daqueles que tínhamos em janeiro”, observou, salientando que a linha com a pandemia ganhou uma flexibilidade que não tinha “de se adaptar à procura, mantendo o nível de serviço tendencialmente sempre bom ou muito bom, apesar das flutuações bruscas de procura”, refere citado pelo Eco.

Atualmente, a Linha SNS 24 está também a emitir requisições para os contactos de baixo risco, “uma mudança relativamente recente e que veio em resposta à nova estratégia no que respeita à testagem”.

Para Luís Goes Pinheiro, o SNS 24 – Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde “foi e continua a ser uma peça absolutamente crucial em toda a pandemia”.

“Não só porque permitiu encaminhar as pessoas, casos suspeitos ou casos suspeitos de contacto com pessoas com Covid-19, como durante a maior parte do tempo emitiu requisições para testes à Covid-19”, afirmou.

Ao longo da pandemia, emitiu 86.790 requisições para a realização de testes e cerca de 950 mil declarações provisórias de isolamento profilático.

 

 

 

Fonte: 
Eco
Nota: 
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