Balanço

Linha de Aconselhamento Psicológico atendeu 75 mil chamadas

Cerca de 75 mil pessoas ligaram para a Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 desde que foi criada, há um ano, um mês depois do início da pandemia de Covid-19 em Portugal, para dar apoio às preocupações e desafios psicológicos dos utentes e dos profissionais de saúde.

Luís Goes Pinheiro fez um balanço «muito positivo» deste serviço que atendeu num ano cerca de 75.000 pessoas, das quais quase seis mil eram profissionais de saúde. «Podemos dizer que tem sido um sucesso porque, acima de tudo, as pessoas têm procurado esta linha e têm obtido respostas», adiantou o presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, revelando que outubro foi o mês com «maior procura». Seguiu-se o mês de abril do ano passado, após o lançamento do serviço numa altura em que o país vivia «ainda um período de grande incerteza quanto à pandemia» e decorria o primeiro confinamento.

«No primeiro confinamento as pessoas tinham muita ansiedade, muito stress, muitas dúvidas também quanto ao seu futuro, designadamente, profissional e, portanto, houve de facto uma procura da linha motivada pelo choque inicial do embate com a pandemia», apontou.

A segunda vaga voltou a gerar «uma intranquilidade nas pessoas que resultou nesta maior procura de apoio da linha do aconselhamento psicológico», explica, acrescentando que se verificou um novo aumento na procura de apoio em janeiro de 2021 quando ocorreu a terceira vaga.

A linha de aconselhamento psicológico, que está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana e que conta com 50 a 100 profissionais, um número que vai variando conforme a procura do serviço, enquadra-se na estratégia nacional de saúde mental.

 

 

Fonte: 
SNS
Nota: 
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